Política Titulo Operação Barbour
Câmara de Santo André acata pedidos de cassação de Elian

Presidente da Casa, Pedrinho Botaro diz que processos ficarão sob responsabilidade da comissão de ética

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
22/01/2019 | 17:31
Compartilhar notícia


O presidente da Câmara de Santo André, Pedrinho Botaro (PSDB), acolheu os dois pedidos de cassação contra a vereadora afastada Elian Santana (SD). Os processos serão analisados pela comissão de ética, que terá seus componentes eleitos no dia 5 de fevereiro, quando retornam as sessões legislativas. Esse passo, porém, não significa que o mandato de Elian será impedido.

O Psol e o Fórum de Cidadania do Grande ABC ingressaram com ações contra a parlamentar, alegando quebra de decoro e crime de responsabilidade pelo fato de Elian ser alvo da Operação Barbour, deflagrada em novembro pela PF (Polícia Federal) e que investiga suspeita de fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Elian chegou a ser presa – foi solta semanas depois, por força de habeas corpus – acusada de integrar grupo que manipulava dados no INSS para conceder irregularmente aposentadoria por invalidez a quem não tinha direito. Ela nega qualquer relação com o caso.

"Pelo regimento interno, cabe ao presidente da Câmara analisar os pedidos e deliberar sobre eles. Eu acatei os dois e dei prosseguimento interno. As peças passarão por análise jurídica e, depois, ficarão sob responsabilidade da comissão de ética, que será eleita obedecendo aos critérios da proporcionalidade partidária”, confirmou o tucano. Segundo Pedrinho, o setor jurídico dará parecer se as solicitações passarão pelo plenário ou serão encaminhadas à comissão.

Regulamentada como comissão permanente na Casa, o setor contará com cinco componentes e será escolhido no mesmo dia que as demais comissões – como Constituição e Justiça e Finanças e Orçamento, por exemplo.

“É diferente do trâmite que está em Mauá, no qual foram montadas comissões processantes exclusivas para o fato (no caso, pedidos de impeachment do prefeito afastado da cidade, Atila Jacomussi, PSB). Em Santo André, o regimento interno diz que cabe à comissão de ética analisar”, adicionou Pedrinho. Em Mauá, foram montadas comissões processantes para avaliar as solicitações de impedimento de Atila.

Então, além de definir a comissão que analisará o futuro de Elian, no dia 5 de fevereiro a mesa diretora do Legislativo dará posse a Vavá da Churrascaria (SD), suplente da vereadora a afastada e que conseguiu, na Justiça, direito de ocupar a cadeira. Com a decisão judicial, a Câmara pagará os salários de Elian e de Vavá.

Curiosamente, Elian ingressou com pedido de comissão de ética no ano passado no episódio em que seu correligionário, o vereador Sargento Lobo, fez ilações de cunho pessoal durante a sessão. O grupo, entretanto, não avançou nessa apuração.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;