Setecidades Titulo Atenção básica
Cubanos já se desligaram das UBSs do Grande ABC

Profissionais aguardam pelo embarque para Havana; edital prevê reposição de 77 vagas

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
22/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Todos os médicos cubanos do programa Mais Médicos já se desligaram de seus postos de trabalho nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Grande ABC. Segundo o Sindacs-SP (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde da Região Metropolitana), 18 profissionais de Santo André, 17 de São Bernardo e dois de Diadema já aguardam o embarque para Cuba. Está previsto para hoje o retorno dos primeiros profissionais a Havana. A expectativa é a de que todos saiam do Brasil até 12 de dezembro.

O prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), confirmou que dois profissionais estão deixando a cidade, no entanto, o sindicato informou que os 33 que atuavam no município já não estão trabalhando. A Prefeitura de Ribeirão Pires confirmou que os cinco médicos da rede básica já deixaram as unidades. Em Rio Grande da Serra, os seis cubanos do programa não trabalham desde ontem.

Os estrangeiros ocupavam 81 das 151 vagas do Mais Médicos na região. O governo cubano rompeu unilateralmente e por divergências políticas, na semana passada, a parceria firmada com o Brasil desde 2013. Atualmente 8.332 profissionais estão no País por meio da parceria.

As prefeituras de Santo André e São Bernardo não confirmaram desligamentos, destacaram apenas que aguardam orientações do Ministério da Saúde e que avaliam medidas para atender a população. Diadema, Mauá e Rio Grande da Serra não responderam.

O edital lançado na terça-feira pelo Ministério da Saúde prevê 77 vagas de reposição para a região, nenhuma para Rio Grande da Serra. O governo federal não informou por que a cidade não foi contemplada. São Caetano é a única que não aderiu ao programa entre as sete cidades. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;