Economia Titulo
Receita recebe 17 milhões de declarações do IR
Por Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
27/04/2007 | 07:12
Compartilhar notícia


A Receita Federal divulgou quinta-feira que recebeu, até as 18h, o total de 17 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2007 (ano-base 2006). Pelo menos 6,5 milhões de contribuintes têm somente até segunda-feira para enviar o documento ao Fisco.

Joaquim Adir, supervisor nacional do Imposto de Renda, afirmou quinta-feira que o ritmo de entrega está dentro do esperado e acredita que a projeção feita inicialmente – de receber 23,5 milhões de declarações – será atingida.

Dúvidas IR - Leia a seguir outros questionamentos sobre a entrega do Imposto de Renda.

Faço minha declaração simplificada e também a do meu marido. Gostaria de saber como lanço a venda do carro dele. Ele recebeu o valor e pagou dívidas. E eu comprei um carro financiado em 36 vezes. Na declaração dele, em bens, coloquei o saldo em 2006 zerado (no campo que pede o valor do carro) e no histórico especifiquei que o mesmo foi vendido. Tenho de abrir outro item para lançar a venda do veículo?
Vania Diogo - Rio de Janeiro
Você não precisa abrir outra ficha.

O que faço para especificar que este valor saiu para pagar dívidas?
Vania Diogo - Rio de Janeiro
Caso as dívidas estivessem declaradas era só dar baixa no item onde você as informava. Caso contrário, não há local para informar pagamento de dívidas.

Como faço para declarar o carro que comprei financiado?
Vania Diogo - Rio de Janeiro
Na ficha de Bens e Direitos você informará que adquiriu o carro a prazo, com informações completas do vendedor e no campo com o saldo de 31/12/2006 colocará o valor do carro. A dívida deverá ser informada na ficha de Dívidas e Ônus Reais.

No ano de 2006 obtive rendimentos isentos e não tributáveis no valor de R$ 22 mil e rendimentos sujeitos a tributação exclusiva: 13° salário no valor de R$ 1.932 pagos pelo INSS – Pensão e Proventos de Aposentadoria. Preciso fazer a declaração ou faço em agosto como isento? No ano de 2004 e 2005 declarei como isento, pois não recebia os rendimentos informados.
João Vitor Filho - São Bernardo
Com relação aos itens mencionados, você está desobrigado da entrega.

Recebi em 2006, referente a um processo do Juizado Especial Federal, um valor referente a diferenças de INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), no qual foi retido 3% de IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte). Onde devo relacionar os valores recebidos e os valores pagos? Também recebi diferenças de FGTS em janeiro e julho. Onde devo relacionar isso?
Edilson Cirello
O valor referente ao processo judicial do INSS deverá ser informado na ficha de Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ pelo Titular e o imposto retido é considerado antecipação do valor de IR a pagar, devendo ser lançado na mesma ficha. As diferenças referente ao FGTS são informadas em Rendimentos Isentos e Não-Tributáveis.

As perguntas foram respondidas por Glauco Pinheiro, sócio-proprietário da Candinho Assessoria Contábil, de Santo André, e diretor da AESCSA (Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Santo André).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;