Política Titulo Em Brasília
Paulo Serra entrega plano de Saúde para Ministério
Por Felipe Siqueira
Especial para o Diário
27/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), esteve ontem em Brasília para tentar destravar dois projetos arquitetados no governo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP). O encontro serviu principalmente para buscar convencer o integrante do alto escalão do presidente Michel Temer (PMDB) sobre auxílio federal para transformação do Hospital da Mulher em unidade-escola e substituir o equipamento onde iria funcionar UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Especialidades, na região central, por UBS (Unidade Básica de Saúde).

Paulo Serra desembarcou na Capital federal ao lado do secretário de Governo, Leandro Petrin. O tucano considerou que o encontro para apresentar in loco os planos foi positivo, embora tenha ponderado que a ideia era também estreitar relação com o progressista. “Foi mais para acompanhamento de processos e ter contato com o ministro, que eu ainda não havia tido”, minimizou o prefeito.

O Hospital da Mulher, de acordo com Paulo Serra, custa para os cofres de Santo André cerca de R$ 2,5 milhões por mês. “Praticamente tudo é custeado pela Prefeitura. Apenas uma parte é do SUS (Sistema Único de Saúde)”. Com a mudança para hospital-escola, essa despesa da União seria elevada, passando a ser em torno de metade do valor – teria incremento de 30%. “A gente o adequou para isso (ser unidade-escola). O Hospital da Mulher tem todas as características, porque tem residentes, questões pedagógicas”, alegou.

Além de aliviar o impacto financeiro na economia da Prefeitura, o hospital passaria, a partir de implantada essa medida, a ter uma participação maior de estudantes da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC).

Para a UPA localizada no Centro, a proposta – também pauta da conversa – é que o objeto do local seja transformado em UBS e se tenha, segundo o tucano, mais especialidades no equipamento. O espaço está ocioso e, por enquanto, não pode ser utilizado como unidade de Saúde, uma vez que a ajuda de custo enviada até agora pelo governo federal se deu para atendimento de UPA. Paulo Serra considerou que, por intermédio do Ministério da Saúde, a Prefeitura mira autorização do TCU (Tribunal de Contas da União). A medida já foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde, de acordo com o chefe do Executivo.

O tucano e o ministro da Saúde trataram também na reunião de outras discussões, como atualização da frota de ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que prestam serviço à cidade e o equipamento do Centro de Reabilitação, no bairro Campestre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;