Internacional Titulo
EUA levam oposição iraquiana para ajudar na guerra no sul
Por Da AFP
06/04/2003 | 17:03
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos começaram a transportar os opositores iraquianos do norte do Iraque para o sul do país para combater Saddam Hussein, disse um general norte-americano neste domingo. O Pentágono advertiu que o exército poderia governar o país por mais de seis meses depois do fim do conflito.

"Esses são cidadãos iraquianos que querem lutar por um Iraque livre, que se tornaram o núcleo de um novo exército iraquiano, uma vez que o Iraque seja libertado", disse o general Peter Pace, subchefe do Estado Maior Conjunto, à rede americana ABC.

"Falar especificamente sobre onde estão ou o que farão seria inapropriado, mas eles são o começo do exército livre iraquiano", disse o militar. Os combatentes foram levados do norte para o sul do Iraque em aviões.

O Congresso Nacional Iraquiano, da oposição, apoiado pelos Estados Unidos, disse num comunicado emitido em Dubai que mobilizou 700 combatentes no sul do Iraque para se unirem à "retirada dos últimos restos do regime do Partido Baath, de Saddam".

Pace pediu aos líderes militares iraquianos para se renderem e disse que o exército iraquiano que defende Bagdá se esforça para reunir cerca de mil soldados para cada batalha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;