Política Titulo Será que vai?
Sem vice, PMDB promete novidades

Ainda sem definir chapa, Tunico Vieira pode acabar apoiando Luiz Marinho

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
13/03/2012 | 07:37
Compartilhar notícia


Após ser oficializado na condição de pré-candidato à Prefeitura de São Bernardo pelo PMDB, o vereador Tunico Vieira está à procura de um vice para acompanhá-lo. Mas ao comentar o assunto, adota o mesmo discurso cauteloso que utilizou na época em que começou a ser sondado para disputar o pleito majoritário. "Essa discussão tem de ser feita com tranqulidade", disse Tunico.

A paciência para tratar do parceiro de chapa é interpretada, nos bastidores, como indício de que as conversas com o PT do prefeito Luiz Marinho estão adiantadas. Na hipotética composição entre as legendas, o PMDB indicaria o parceiro da dobrada encabeçada pelo petista.

Mas, ainda assim, Tunico mantém perspectiva de levar o projeto de candidatura ao Paço. O peemedebista, inclusive, analisa a conjuntura local e descarta possibilidade de chapa pura. "Seria frustrante se não conseguíssemos alguém de fora (do PMDB). Tínhamos uma conversa com o PSB e gostaríamos de contar com eles", discorre.

O vereador argumenta que tem até 30 de junho, data limite para as convenções partidárias, para consolidar a chapa. "Vamos trabalhar até o último minuto. Sinto que o PMDB vem crescendo como a segunda opção de voto para os eleitores da cidade", disse.

A aproximação entre o PMDB e os socialistas começou em dezembro, com vias de uma composição para o pleito, mas ficou estremecida pela investida do PT em trazer os socialistas para o arco de alianças de Marinho, que almeja reeleição. O prefeito já conversou sobre o assunto com o presidente estadual do PSB, Marcio França, e com o comandante nacional da sigla, Eduardo Campos.

Outro indicador de que a possibilidade de o PMDB abdicar do projeto de voo solo e apoiar Marinho ganha força, embora Tunico negue. "Não há conversa com o prefeito ou a direção do PT, não fui procurado nenhuma vez", disse o vereador, com convicção.

O presidente do diretório local do PMDB, Vanderlei Jueli, endossa o discurso de Tunico Vieira. O dirigente considera que o desafio é encotrar um vice e que agora a união com o PSB ficou mais difícil. "Acreditamos que no fim do mês teremos novidades." 

SOCIALISTAS

Entre os socialistas, o impasse entre candidatura própria e apoio a Marinho persiste. Nos quadros do partido, o vereador Antônio Cabrera foi cotado para disputar o pleito majoritário, mas reconhece que o partido pode consolidar apoio ao chefe do Executivo. "O diretório terá liberdade para definir esse quadro. Já conversamos com o prefeito e a proposta dele agradou ao partido. Por isso, não haveria dificuldade em caminharmos juntos".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;