Economia Titulo Resultados
País tem bancos mais rentáveis do que EUA
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
13/03/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


O ROE (retorno sobre o patrimônio) médio dos bancos brasileiros de capital aberto, em 2011, foi quase o dobro do índice das instituições norte-americanas negociadas em Bolsa de Valores. No ano passado, o grupo brasileiro atingiu ROE de 13,97%. No mesmo período, o resultado nos Estados Unidos foi de 7,63%.

A Economatica é a responsável pela pesquisa. Para chegar aos percentuais, a consultoria cruzou dados do lucro das instituições em 2011 com os seus patrimônios líquidos.

No entanto, a diferença entre os países diminuiu em relação a 2010. Naquele ano, bancos negociados na Bolsa brasileira tiveram resultado em ROE médio de 15,57%. Nos Estados Unidos, foram 6,06%, percentual 2,5 vezes menor.

O resultado brasileiro do ano passado também ficou longe do pico histórico da série apresentada pela Economatica, que teve início em 1999. Em 2007, os bancos brasileiros garantiram ROE médio de 19,24%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;