Setecidades Titulo
Abrigo fica ocioso
mesmo no frio recorde
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
05/08/2011 | 07:01
Compartilhar notícia


O Grande ABC tem 440 vagas para moradores de rua em abrigos. Na noite de quarta-feira, a mais fria do ano, só 304 foram preenchidas. O número total pode parecer suficiente, mas apenas em Santo André, São Bernardo, Diadema e Ribeirão Pires há quase 1.000 pessoas vivendo em vias públicas, segundo as prefeituras.

O problema é que os serviços de abordagem não alcançam todos os moradores de rua e, quando conseguem contato, são incapazes de convencê-los a ir para o abrigo, onde há regras a cumprir.

Na região, os abrigos de Ribeirão Pires e Diadema ficaram lotados na noite passada, quando a temperatura chegou a 3°C. Em Ribeirão, a Casa da Acolhida tem 30 vagas, mas ontem 32 pessoas dormiram no local. Em Diadema, as 40 vagas foram preenchidas. /CW

Em Mauá, 22 pessoas procuraram o abrigo da Prefeitura, e cerca de 15 foram atendidas no Centro de Recuperação Camille Flamarion. O total de vagas é 45. São Bernardo acolheu 93 pessoas, mas existem 150 vagas. Em Santo André, 98 moradores foram abrigados, do total de 175 vagas. Em São Caetano, quatro pessoas passaram a noite no Lar Bom Repouso.

Apenas Mauá estuda ampliar o número de vagas, masnão informou prazos

Em maio, o Diário denunciou a péssima qualidade dos abrigos, A equipe de reportagem passou duas noites em albergues de Santo André e São Bernardo, e conversou com usuários das demais cidades. Falta de higiene e segurança são os principais problemas.

Opção

Mesmo com as baixas temperaturas, há gente que prefere ficar nas ruas, caso das irmãs Juliana Ramos da Silva, 28 anos, e Ana Paula da Silva, 30. A mais nova é catadora de material reciclável e sustenta a mais velha, que é cadeirante.

Há 16 anos elas estão nas ruas, e há pelo menos um mês montaram as barracas na Avenida Lauro Gomes, em Santo André. "Trabalhei na feira pouco tempo. É difícil conseguir emprego, não sei ler", disse Juliana. Ontem, por volta das 15h, ambas estavam de estômago vazio - e com frio. "Temos uns cobertores e papelão, mas a noite foi difícil porque estão molhados", explicou Ana Paula. E por que não vão para o abrigo? "Aquilo não é casa. Aqui a gente fica junto", disse Juliana.

Outro que sempre preferiu as ruas é Delcy da Silva, 51. Há um mês, ele conseguiu alugar um quartinho por R$ 380 por mês. "Mas quando estava na rua, preferia ficar a ir pro abrigo. Lá eu não podia beber."

Massa de ar polar pode trazer geada ao Grande ABC

Pode preparar o casaco e outros apetrechos: a previsão do tempo para hoje no Grande ABC ainda é de muito frio.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima deve ser de 5ºC. Ao longo do dia, as temperaturas sobem um pouco, com máxima prevista de 22°C.

Segundo o meteorologista da Climatempo André Madeira, uma forte massa de ar polar vinda do Sul do País causou a brusca queda na temperatura ainda na noite de anteontem. Os ventos chegaram a 40 quilômetros por hora, o que facilitou a chegada da frente fria. "Na manhã de amanhã (hoje) pode haver geadas."

A partir de amanhã, a temperatura volta a subir na região. A mínima será de 12°C e a máxima chega aos 24°C O sol aparece durante todo o dia e, por isso, o tempo continua seco. A previsão de chuva é apenas para a próxima terça-feira.

Mesmo sem chuva, a qualidade do ar registrada nas estações medidoras da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo na região é considerada boa. Os ventos fortes favorecem a dispersão dos principais poluentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;