Setecidades Titulo
Após denúncia, bombeiros ganham novo autobomba
Verônica Fraidenraich
Do Diário do Grande ABC
27/04/2006 | 08:12
Compartilhar notícia


O quartel do Jardim Zaíra, em Mauá, recebeu na segunda-feira um novo autobomba, deslocado da unidade da Vila Noêmia, no mesmo município. O autobomba já existente na unidade, repleto de rachaduras com vazamentos, também será reformado. O major Hamilton da Silva Coelho, comandante interino do 8º Grupamento de Bombeiros, afirmou nesta quarta-feira que pleiteia ainda um outro autobomba para o posto.

A medida foi tomada após publicação de reportagem no Diário na semana passada, sobre as deficiências do posto do Jardim Zaíra. O quartel possuía apenas dois veículos – o autobomba com tanque rachado, de 1987, e quebrado desde a semana passada, e um carro do Resgate – para atender toda a populosa região. O tanque de alumínio do antigo caminhão será substituído por outro de ferro.

Segundo o major, esse caminhão serve apenas de apoio no combate a incêndio. O veículo parou de funcionar desde terça-feira da semana passada e aguarda abertura de licitação, que deve ocorrer daqui a um mês, de acordo com ele.

O major pleiteia um terceiro autobomba para o quartel, o que não deve ocorrer antes do fim do ano. Para isso, os bombeiros contam com verba da Prefeitura. A solicitação teria sido feita diretamente ao prefeito Leonel Damo no começo da semana. Nesta quarta-feira, o prefeito informou que vai tentar garantir a compra. “Se os bombeiros precisam e o Estado não tem, vamos tentar verba para comprar o caminhão”, afirmou.

Após a publicação da reportagem, os bombeiros do posto também não precisam mais se deslocar ao quartel da Vila Noêmia para as refeições. O major Hamilton informou que o Estado enviou para a região 37 empregados da Frente de Trabalho. Desses, duas auxiliares de cozinha e um faxineiro foram para o quartel do Zaíra. Com esse reforço, a idéia é poupar os bombeiros dos trabalhos de faxina e manutenção dos quartéis que eles estavam sendo obrigados a fazer. Quando os bombeiros saíam para a refeição, a região do Zaíra ficava descoberta em casos de possíveis ocorrências.

O comandante interino do 8º GB fez questão de ressaltar que esses problemas não afetam o atendimento à população. “Se há uma viatura quebrada, os bombeiros de outra unidade vão lá. Podem se atrasar, mas não deixam de atender.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;