Internacional Titulo
Suprema Corte do Chile ratifica prisão de Pinochet
Por Da AFP
04/01/2005 | 13:22
Compartilhar notícia


A Suprema Corte do Chile ratificou nesta terça-feira a ordem de prisão contra o ex-ditador Augusto Pinochet, no processo pelos crimes da "Operação Condor", movimento implementado pelas ditaduras sul-americanas na década de 70 com o objetivo de perseguir seus opositores.

A instância máxima da Justiça chilena negou por três votos contra dois o recurso apresentado pela defesa do general Pinochet. Os advogados do ex-ditador argumentavam que a saúde do seu cliente o impedia de enfrentar o processo de forma adequada.

Aparentemente, Pinochet, 89 anos, recuperou-se da crise que o manteve durante cinco dias no hospital em dezembro, e viajou na última quinta-feira para sua fazenda no litoral de Los Boldos, 110 km ao oeste de Santiago, onde comemorou o Ano Novo junto a seus familiares.

A confirmação da ordem de prisão, que já foi ratificada em segunda instância pelo Tribunal de Apelações de Santiago, permitirá o segundo julgamento no Chile contra o ex-ditador em virtude das violações aos direitos humanos durante seu regime (1973-1990).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;