Política Titulo REIVINDICAÇÃO
Maranhão recua e abre espaço para vereadoras no Consórcio

Presidente, antes contra a ideia, diz que depende só de parecer jurídico para contemplar pedido

Caio dos Reis
Especial para o Diário
10/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Após resistência, o presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB), admitiu que a frente parlamentar feminina, formada pelas dez vereadoras das cidades da região, irá ter espaço na entidade. A definição depende apenas do parecer do jurídico da instituição, que vai determinar como a participação pode acontecer legalmente.

Criada em maio, a frente parlamentar tem o objetivo de buscar assento permanente no Consórcio e colocar temas relacionados às mulheres em pauta.

No início das tratativas entre as vereadoras e o chefe do Executivo de Rio Grande da Serra, Maranhão indicou que a participação do bloco seria vetada, alegando que as Câmaras possuem duas cadeiras no conselho consultivo do colegiado. Entretanto, ele recuou. “Considerei uma ideia muito legal e, em conversa com os outro prefeitos da região, decidimos abrir esse espaço para elas. Fica nas mãos do nosso departamento jurídico agora definir como elas podem efetivamente participar”, disse Maranhão.

O tucano já se encontrou com a frente para receber a carta de intenções das vereadoras. O texto foi composto por introdução com a história da participação das mulheres na política, explicação sobre o que é a frente, além de apontar os principais objetivos do grupo.

As dez parlamentares que vão integrar o bloco são Ângela de Souza Nunes (PSDB-Rio Grande), Berê do Posto (PMN-Ribeirão Pires), Cleonice Meira (PTN-Ribeirão Pires), Diva do Posto (PR-Ribeirão Pires), Bete Siraque (PT-Santo André), Elian Santana (Pros-Santo André), Cida Ferreira (PMDB-Diadema), Sandra Regina Vieira (PMDB-Mauá), Lílian Cabrera (PT-Diadema) e Magali Selva Pinto (PSD-São Caetano). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;