Nacional Titulo
Rio de Janeiro reúne informações de adoção em Cadastro Estadual
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
25/05/2005 | 13:39
Compartilhar notícia


A Comissão Judiciária de Adoção do Rio lançou na última terça-feira o Cadastro Estadual de Adoção, que irá concentrar em uma rede informatizada dados sobre as crianças que estão em abrigos e a situação do processo de adoção. A iniciativa faz parte das ações do Dia Nacional da Adoção, que é comemorado nesta quarta-feira.

Apenas parte das informações da 1ª Vara da Criança e da Juventude do Rio e das Varas de Petrópolis (região serrana) e Niterói (Grande Rio) está no cadastro até o momento, segundo o coordenador da comissão, desembargador Thiago Ribas Filho . "O nosso cadastro atualmente é manual, é incipiente, com possibilidades de falhas. No entanto, a partir de agora, todos os juízes de Comarca poderão mandar diretamente essas informações", afirmou.

Ainda segundo ele, o cadastro que já existe em cada Juizado da Infância e da Juventude será transplantado para o novo sistema no seu primeiro mês de funcionamento. "Dentro de 30 ou, no máximo, 45 dias, estaremos com o cadastro completo, que poderá ser acionado para saber quem está apto a adotar, quais as caraterísticas das crianças que estejam em condições de ser adotadas", explicou o desembargador.

De acordo com a 1ª Vara da Infância e Juventude do Rio de Janeiro, 1.943 crianças estão distribuídas em 96 instituições do Estado esperando a adoção. Muitos permanecem nesta situação por não se encaixarem no perfil procurado pelos interessados em adotar.

Ribas Filho afirmou que a Secretaria Especial de Direitos Humanos, que coordena todas as Comissões Estaduais Judiciárias de Adoção, está elaborando um cadastro nacional com base nas informações dos cadastros estaduais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;