Cultura & Lazer Titulo
Aniversário em postais
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
19/04/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


As comemorações dos 18 anos da Livraria Alpharrabio continuam. O evento da vez é o lançamento da Coleção Evoé de Postais, que ocorre hoje, às 19h, no próprio espaço cultural (Rua Eduardo Monteiro, 151. Tel.: 4438-4358), em Santo André. A entrada é franca para todo o público.

O projeto apresenta um cartão-postal para cada ano da livraria, com obras de 18 artistas convidados da região. Com tiragem de 300 exemplares, o pacote tem o preço de R$ 10.

É possível encontrar trabalhos de Carlos Lotto, Fátima Roque, Rafael Lucena, Carlos Ribeiro, Guedo Gallet, Júlio César Rossi, Eduardo Nunes, Milton Mota, Odirlei Regazzo, Penélope Martins, Roberto Lenhardt, Saulo di Tarso, Constança Lucas, Mai Fujimoto, Suca Moraes e Zeca del Bueno. Todos são artistas visuais, mas lidam com diferentes técnicas, casos do desenho, ilustração, fotografia, arte gráfica e, até mesmo, da poesia.

A responsável por reunir esse time é a artista plástica Cristina Suzuki, que também empresta seu talento à homenagem. "Queremos que as pessoas ganhem um presente da Alpharrabio e que o público possa guardar uma lembrança dessa reunião de artistas", diz a andreense.

A ideia surgiu em conversas na própria livraria. Cristina começou a chamar amigos do meio e convidou alguns artistas da nova geração do Grande ABC para participarem do projeto. Alguns fizeram trabalhos especialmente para a coleção, enquanto outros aproveitaram imagens antigas.

É o caso do ilustrador Eduardo Nunes, de Mauá. Ele optou por um desenho feito em 2008 que retrata um amigo enquanto desenhava. O autor acredita que a proporção e as cores apresentadas cairiam bem com a proposta, além da imagem representar um momento especial. "É um desenho representativo para mim, pois é de uma época em que estava definindo o estilo a seguir na minha carreira", explica.

A utilização de cartões-postais lhe chamou a atenção. O formato é um meio clássico de se fazer ilustrações e trata-se da primeira vez que leva seu talento para o estilo.

O pacote com os trabalhos tem apresentação simples, com um pequeno prato de papelão e envolvido com papel filme de PVC. A escolha do estilo foi proposital e marca o clima festivo do projeto. "Cada um leva um pedaço de bolo para casa", comenta Cristina. A ‘lembrancinha' é uma oportunidade para o público conhecer uma parcela do talento artístico da região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;