Política Titulo Eleição 2012
Psol deve fechar portas a PT e PMDB

Assediado, partido tende à união com frente de esquerda em S.Caetano

Por Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
27/12/2011 | 07:10
Compartilhar notícia


Assediado pelos partidos de oposição ao governo José Auricchio Júnior (PTB), o Psol de São Caetano deve fechar as portas para as agremiações que tentam fazer parceria. Apesar da resolução aprovada no congresso nacional socialista, no início do mês, de ampliação das alianças, na cidade a sigla tende a manter união com a chamada frente de esquerda, com PCB e PSTU.

O Psol foi procurado pelo PT, que lançara o vereador Edgar Nóbrega como candidato ao Palácio da Cerâmica em 2012, e mais recentemente pelo PMDB, que terá o parlamentar Paulo Pinheiro na cabeça da chapa da corrida majoritária.

Ambos os partidos são combatidos em âmbito nacional pelos socialistas. O Psol nasceu em 2005 de uma ala do PT descontente com os rumos da legenda fundada pelo movimento sindical em 1980. E desde então crítica o modo liberal das tratativas peemedebistas.

Nos dias 2, 3 e 4, a agremiação definiu seu novo presidente nacional, o deputado federal Ivan Valente, e aprovou resolução na qual amplia a possibilidade de alianças para siglas como PV e PSB, as quais já se aliou em outras oportunidades - no Rio Grande do Sul e no Amapá, por exemplo.

"Vamos afunilar as conversas internas em janeiro para delinearmos nossa posição. Será difícil compor por esses partidos (PT e PMDB). Temos a liberdade de nos aproximar de legendas que tenham projetos semelhantes aos nossos. As exceções serão levadas para as executivas estadual e nacional", disse Horácio Neto, o principal expoente do Psol de São Caetano, praticamente descartando o desejo de Edgar Nóbrega e Paulo Pinheiro de tê-lo como parceiro no ano que vem. 

CANDIDATO PRÓPRIO

PT e PMDB estão de olho no potencial eleitoral do Psol, apresentado nas duas últimas eleições. Mais do que a capacidade do partido, Horácio Neto agregaria força às candidaturas oposicionistas, que devem enfrentar a assessora especial Regina Maura Zetone (PTB), representante do grupo governista.

Em 2008, Horácio obteve 7.050 votos, ou 8%, na corrida pelo Paço são-caetanense. Na oportunidade, a chapa de vereadores totalizou 2.635 sufrágios. No ano passado, o socialista conquistou 7.744 adesões na tentativa de ser eleito deputado estadual.

As votações mostram que Horácio pode retornar à Câmara Municipal em 2012. A possibilidade de ele ser candidato a vereador é analisada com seriedade pelo Psol. Mas não significa que o partido não deva ter seu representante no pleito majoritário. "Estamos conversando sobre essas coisas. O presidente (municipal da agremiação) Fernando Turco pode ser candidato a prefeito. Mas também podemos lançar uma figura jovem, que também seria interessante", considerou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;