Setecidades Titulo Até 2014
Prefeitura promete acabar com enchente no Demarchi
Por Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
28/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Moradores do bairro Demarchi, em São Bernardo, tiveram na manhã de ontem encontro com o prefeito Luiz Marinho (PT). A população pôde ver no Salão Comunitário da Paróquia Santa Maria Demarchi o projeto de canalização de trechos dos córregos Capuava e Ribeirão dos Meninos.

Parceria da Prefeitura com a Caixa Econômica Federal, a novidade faz parte do projeto Drenar - conjunto de obras e intervenções que têm como meta acabar com as enchentes da cidade - , e contará com investimentos de R$ 31 milhões.

No total, 55 mil pessoas serão beneficiadas com as ações, que devem conter as inundações em travessa da Rua Schultz Wenk e na Rua dos Cajazeiros. A principal causa das inundações é a obstrução do caminho das águas, causada pelo pontilhão da Volkswagen. As tubulações em ambas as ruas são pequenas e precisam ser substituídas por equipamentos maiores.

"Temos vários pontos de alagamento, e isso se deve a ausência de planejamento lá atrás", comentou o prefeito. "Temos de pensar o que desejamos para a cidade daqui a 20, 30, 40 anos", ressaltou.

As obras foram iniciadas em janeiro e a previsão de término é para junho de 2014. De acordo com Marinho, a ideia é causar o menor transtorno possível durante o trabalho. "Obra é prazerosa depois de pronta, mas antes é uma dor de cabeça. Assim é com cada intervenção que fazemos na cidade", disse o prefeito.

Uma obra viária para desafogar o trânsito no local está em estudo e a Prefeitura busca recursos para realizá-la.

Morador do bairro, o padre José Aguirre disse que espera por essa obra há 36 anos. "Teve gente que se afogou aí. Além disso, essas enchentes trazem muito rato", denuncia.

Também presente no encontro, o secretário de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli, disse que, ao longo da obra, pretende monitorar debates com a população para que saibam detalhes sobre o trabalho. "Todos devem se apropriar do andamento da obra", disse o secretário, que garantiu que em junho de 2014 não haverá mais enchente no local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;