Economia Titulo Inflação
Mantega prevê que preços devem voltar a subir
Das Agências
21/08/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


Apesar de o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15) ter apresentado a segunda queda consecutiva, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem que, para a próxima apuração de setembro, a previsão é de alta. O IPCA-15 é uma prévia da inflação oficial.

De acordo com o ministro, a queda de preços é uma "compensação" pela alta registrada no primeiro semestre, em função dos impactos das chuvas sobre a produção de alguns gêneros alimentícios, além do aumento de valores das commodities no mercado externo.

"Tivemos um choque de oferta por causa da chuvas, quando produtos subiram de preço. Depois, começamos a ter queda, mas isso não é permanente. O efeito de redução de preços agrícolas já deve estar terminando", disse.

"Deveremos ter IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) entre 0,15%, 0,20% e até 0,30%, o que levará a inflação para algo em torno de 5% no fim do ano", acrescentou o ministro.

Divulgado ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o IPCA-15 de agosto teve deflação de 0,05%. Em julho, a queda foi de 0,09%.

Embora a previsão para os próximos meses seja de aumento de preços, Mantega reafirmou que a inflação está sob controle no País, dentro da meta de 4,5% (com 2 pontos para mais ou para menos) prevista para 2010. No acumulado do ano, o indicador soma 4,6%.

"A inflação está um pouco acima do centro da meta, no entanto, devemos terminar o fim do ano com crescimento (econômico)forte, entre 6% e 7%, e inflação em torno de 5%", destacou o ministro.

ALIMENTOS
Os preços dos alimentos caíram 0,68% em agosto. Segundo o IBGE, vários produtos continuaram com valores em queda, de julho para agosto. Entre os destaques de redução estão batata-inglesa (-22,06%), tomate (-21,89%), cebola (-9,26%), açúcar cristal (-8,10%), hortaliças (-8,00%), feijão-carioca (-4,78%) açúcar refinado (-3,96%),e leite pasteurizado (-1,93%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;