Esportes Titulo Paulistão
Angústia do S.Bernardo
dura mais uma semana

Equipe perdeu ontem em casa para o Mogi Mirim, por 2 a
1, e terá agora de brigar contra rebaixamento em Itápolis

Por Thiago Postigo Silva
Do Diário do Grande ABC
15/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Mais uma semana de sofrimento e angústia está prevista para o São Bernardo. Em noite de futebol ruim na despedida do Estádio 1º de Maio do Campeonato Paulista 2013, o Tigre perdeu por 2 a 1 para o Mogi Mirim, ontem à noite, pela penúltima rodada do Estadual, e segue ameaçado pela degola à Série A-2.

O resultado manteve o jejum de vitórias da equipe da região - agora de seis jogos. O São Bernardo até teve ligeira sorte, porque o Mirassol, primeiro time da zona de rebaixamento, também foi derrotado (2 a 0), para a Ponte Preta, em Campinas.

Assim, o Tigre ainda depende apenas dele para permanecer na elite e evitar o triste desfecho de 2011, quando foi degolado logo na primeira vez que disputou a Série A-1. Em 15º lugar, a equipe de Wagner Lopes tem 17 pontos, dois à frente do Mirassol. Paulista e Ituano, ambos com 17, também brigam contra a degola, que tem apenas mais uma vaga - Guarani, São Caetano e União Barbarense já caíram.

Na última rodada, o time aurinegro encara o Oeste, em Itápolis, adversário que não briga por mais nada na competição. O Mirassol recebe o Linense, o Ituano encara o Palmeiras e o Paulista visita o São Caetano.

JOGO

No duelo de ontem, o cenário se repetiu em relação às últimas partidas do São Bernardo. O time iniciou bem, mas sem precisão na criação e muito menos nas poucas finalizações - apenas duas com algum perigo.

Aos quatro minutos, Régis arriscou de longe e Daniel espalmou. O goleiro também defendeu arremate de Gil. Do outro lado, Roger e Waguinho tiveram oportunidades para o perigoso Mogi Mirim, mas desperdiçaram. No fraco primeiro tempo, foi só.

A etapa final permaneceu insossa até os 16 minutos, quando Fernando Baiano deu seu primeiro chute a gol, mas por cima do travessão. Mas, ironicamente, o lance serviu para acordar o Sapão. Aos 21, Bruno Nunes recebeu na área, passou facilmente pela marcação de Fernando Lombardi e chutou para abrir o placar: 1 a 0.

O time do Interior quase ampliou com Waguinho, que cabeceou no meio da área, mas a defesa são-bernardense afastou o perigo.

Em lance esporádico, o Tigre até se empolgou. Aos 29, em arremate de longe, Jean Carlo empatou o confronto. A festa, porém, durou pouco. Aos 35, Fernando Lombardi fez falta em Roger na entrada da área. Val cobrou com perfeição e colocou o Mogi de novo na frente.

Foi a ducha de água fria no São Bernardo que, então, perdeu a força de buscar o empate e agora aposta todas as fichas em Itápolis.

 

Samba de um lado, serenidade do outro

Quem chegasse depois do término do jogo até pensaria que o São Bernardo estava em festa pela permanência na elite. Som de samba e rap dominava o vestiário, mas do visitante, o do Mogi Mirim (terceiro, com 36 pontos), que permanece firme na briga para terminar no G-4. Já do lado do Tigre, o clima era de serenidade, afinal o time ainda segue na luta contra o rebaixamento à Série A-2.

Mas o técnico Wagner Lopes parecia aceitar, ou ao menos entender, a derrota para a equipe do Interior. Segundo ele, o Sapão demonstrou o motivo pelo qual briga quase a competição inteira pelas primeiras posições.

"Sendo bem realista, tentamos, mas não conseguimos encaixar a marcação. A qualidade dos toques deles é muito alta. Não paramos o passe deles e quando eles tiveram uma chance, acabaram fazendo o gol", explicou o treinador. "Depois, quando empatamos, melhoramos na partida. Mas daí, o Val acerta uma cobrança de falta daquela...", lamentou.

O atacante Ricardinho também destacou a qualidade do adversário. Além disso, disse que o São Bernardo pecou nas finalizações. "Faltou fazer o gol e precisávamos ter um pouco de mais tranquilidade. Nós criamos, mas agora tudo é passado. Queríamos ganhar para matar (a chance de rebaixamento logo), mas não conseguimos. Agora é concentrar, porque precisamos vencer de qualquer jeito no domingo (o Oeste, em Itápolis)", frisou.

Apesar de demonstrar serenidade, Wagner Lopes já tomou medidas imediatas para conquistar a vitória no Interior. Hoje, dia que o elenco teria folga, será de trabalho à tarde.

Para a última rodada, ele não vai contar com o lateral-direito Régis, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Como Wagner Diniz está lesionado, resta o improviso ao treinador, provavelmente com Glaydson, que foi titular no setor diante do Paraná.

 

Reservas demonstram força de titulares a Wagner Lopes

Nem tudo foi negativo ontem, no 1º de Maio. Mesmo com a derrota, o Tigre apresentou soluções que podem ser utilizadas na última rodada, contra o Oeste, casos de Kleber, Jonathan e Jean Carlo, que, inclusive anotou o gol do time. Os três foram titulares contra o Paraná, pela Copa do Brasil, quinta-feira, quando o técnico Wagner Lopes escalou os reservas. Ontem, Kleber, apesar de erros de passes, melhorou o meio campo, assim como Jean Carlo. Já Jonathan deu mais mobilidade ao ataque, lento até então.

"As oportunidades aparecem na dificuldade. Todos entraram bem, com vontade muito grande, disposição, de demonstrar o que sabem", disse o treinador. "O Kleber teve uma boa saída de bola e tem qualidade para ser titular, mas é muito prematuro falar agora. Temos que avaliar durante a semana", justificou Lopes.

CONFUSÃO

Durante o intervalo, uma das torcidas organizadas do São Bernardo parecia iniciar uma confusão. Porém, segundo a Polícia Militar, foi apenas um torcedor que rolou pelos degraus da arquibancada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;