Economia Titulo Consultoria
Ministério oferece consultoria grátis
Por Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
23/06/2010 | 07:07
Compartilhar notícia


O MRE (Ministério de Relações Exteriores) oferece consultoria gratuita ao setor privado em caso de interesse em ampliar as relações comerciais internacionais. E de acordo com o chefe do escritório de representação do Itamaraty em São Paulo, o ministro Paulo Sérgio Traballi Bozzi, em cerca de 40 dias, o DPC (Departamento de Promoção Comercial) do MRE apresenta analise de viabilidade para a entrada em mercado de outro país. "Nosso trabalho é público. É gratuito. Portanto aproveitem", aconselhou Bozzi.

O ministro explicou quais são as funções do MRE e como ele fomenta as relações comerciais internacionais, ontem, em palestra na Asiscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul). Entre os assuntos explanados, Bozzi destacou que as micros, pequenas e médias empresas são as que melhor se encaixam aos benefícios oferecidos pela pasta. "Pois as grandes já têm a cadeia formada. Elas já têm o caminho traçado", destacou.

Bozzi explicou que o DPC trabalha com conjunto de métodos, processos e medidas com fim de estimular a ampliação das relações entre empresas brasileiras com o exterior. Dentro do pacote estão incentivo à exportação, captação de investimentos, internacionalização de empresas brasileiras e expansão do fluxo de turismo para o País.

"Não temos distinção para determinada empresa. Atendemos a todas. É só nos procurar, tanto em representantes no Brasil, quanto no exterior, e agendar entrevista. O atendimento é bem amistoso", afirmou Bozzi.

CONTATO
No exterior, o atendimento às empresas é feito pelas mais de 80 unidades Secoms (Setores de Promoção Comercial), espalhadas pelo mundo, Estes órgãos são responsáveis pela captação e divulgação das informações sobre oportunidades comerciais, para empresas nacionais, e de investimentos para companhias internacionais com desejo de ingressar no País.

Em São Paulo, o atendimento é feito no Eresp (Escritório de Representação do MRE em São Paulo). Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone 5102-2526, ou pelo email eresp@mre.gov.br. Para agendamentos presenciais, o Eresp está localizado na Avenida das Nações Unidas, nº 11.857, 4º andar, bairro Brooklin Paulista, em São Paulo.

O presidente da Aciscs, Nelson Braido, avaliou a apresentação de Bozzi como saudável ao empresariado da cidade de região. "Isto só tem como enriquecer o desenvolvimento econômico regional", pontuou.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e relações de Trabalho, Celso Amâncio, deixou claro que não tinha conhecimento sobre o trabalho de fomento comercial do MRE. "Mas teremos grande interesse em manter contato com o Itamaraty", afirmou, completando que providencia comitiva empresarial, para 2011, com destino à China.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;