Cultura & Lazer Titulo Concertos
Tempo para o clássico
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
12/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Neste ano, a Orquestra Sinfônica de Santo André resolveu dividir sua programação de concertos em quatro séries. Uma delas, batizada de Anchieta, traz grandes peças do repertório sinfônico, neste fim de semana, ao Teatro Municipal da cidade. A entrada é franca.

"Formada por obras sinfônicas internacionais e presença de grandes solistas nacionais, a série Anchieta é a mais erudita de todas", afirma o maestro Carlos Moreno, titular da Sinfônica. As outras séries são Bandeirantes (integração musical), Piratininga (música brasileira) e Tamoios (temas populares do Brasil e Exterior).

Nos concertos amanhã e domingo, às 20h, a orquestra terá a companhia do premiado pianista carioca Eduardo Monteiro.

O repertório conta com obras de Richard Wagner (1813-1883), Robert Schumann (1810-1856) e Ludwig van Beethoven (1770- 1827). "São os pilares da música de concerto", comenta o maestro.

A apresentação começa com a abertura de "Mestres Cantores de Nümberg", de Wagner. Trata-se de um prelúdio solene construído sobre quatro temas. Aborda desde a instransigência dos mestres até o nascimento e declaração do amor entre Eva e Walter von Stolzing. A obra estreou em Munique, em 1868.

A participação do solista ocorre na segunda peça da noite: Concerto para Piano e Orquestra em Lá Menor (op.54), de Schumann. A composição é formada por três movimentos - Allegro Affetuoso, Intermezzo (Andante Grazioso) e Finale (Allegro Vivace) - que fazem essa obra-prima merecer lugar de destaque no repertório dos concertistas, por seu lirismo ágil e soberbo.

Para encerrar, a clássica Sinfonia nº1 em Dó Maior (op. 21), de Beethoven. Em sua estreia - 2 de abril de 1800 - causou entusiasmo e indignação. Diferenciada para a época, a peça foi criticada, sendo chamada de "música militar (...) que só consegue atordoar os ouvidos". No entanto, mais tarde, percebeu-se algumas características de um gênio que viria a se firmar. "É uma obra genial", confirma Moreno.

A série "Anchieta" prossegue no mês que vem (dias 24 e 25), com execução de obras dos compositores Jean Sibelius (1865-1957), Anton Bruckner (1824-1896) e novamente Schumann.

Orquestra Sinfônica de Santo André Concerto. Amanhã e domingo, às 20h. Teatro Municipal de Santo André - Praça 4º Centenário. Tel.: 4433-0789. Entrada franca (ingressos distribuídos com uma hora de antecedência).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;