Cultura & Lazer Titulo 'Anima Mundi'
Cinema animado
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
21/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Chega amanhã a São Paulo, a 17ª edição do Anima Mundi, terceiro maior festival dedicado ao gênero do mundo. A exemplo do que os cariocas comprovaram no início do mês - o evento sempre começa no Rio - o evento em São Paulo é uma mescla de mostra, debates e workshops de encher os olhos de amantes da animação e de curiosos em geral. A programação segue até dia 26 no Memorial da América Latina e no Centro Cultural Banco do Brasil. O destaque da sessão de oficinas é a apresentação, na sexta-feira, do animador da Disney Renato dos Anjos, que é de São Bernardo.

Esta edição celebra a boa fase do setor, principalmente no que diz respeito à produção de longas-metragens, coisa que em anos anteriores era mais rara. Estão presentes nove filmes do tipo - número recorde desde a criação, em 1993.

Entre títulos de diversas durações, a seleção tem 401 filmes oriundos de 40 países diferentes. São quatro mostras competitivas: Longas, Curtas, Infantil e Portfólio. As não competitivas incluem Animação em Curso, Futuro Animador e Panorama, que exibe curtas e longas. A tradicional mostra de curtas teve 1.300 inscritos.

Um resgate importante é a exibição de Sinfonia Amazônica, o primeiro longa de animação produzido no Brasil, em 1952. Os autores são os irmãos cariocas Anelio e Mario Latini. O primeiro, morto em 1986, também é o homenageado do ano. A sessão será apresentada por Marcia Latini, sobrinha de Anelio, e terá como extra um curta filmado quando o homenageado tinha apenas 13 anos.

OFICINAS - Como é praxe em festivais de qualquer gênero, o Anima Mundi recebe convidados internacionais para encontros com o público em que revisam suas carreiras. Este ano vêm Michel Ocelot, da França, na quarta, Priit Pärn, da Estônia, na quinta, e o norte-americano Amid Amidi na quinta.

As apresentações especiais - da qual Renato dos Anjos participa falando sobre sua experiência em Bolt - Supercão conta ainda com a presença de Scott Tom, da Laika Entertainment, responsável por Coraline, exibido este ano.

O Estúdio Aberto permite que o grande público interaja com as técnicas mais comuns, entre as quais areia, desenho animado e massinha.

17º Anima Mundi - De 22 a 26 de julho. No Memorial da América Latina - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664. Das 11h às 24h. Ingr.: R$ 6, Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Álvares Penteado, 112 Tel.:) 3113-3651. Das 10h às 20h. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;