Economia Titulo Queda
Inflação da construção civil recua 0,12% em abril
Por Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
06/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A inflação da construção civil, o CUB (Custo Unitário Básico), encerrou o mês de abril em queda de 0,12%. O resultado, de acordo com Eduardo Zaidan, diretor econômico do Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), foi puxado pelo custo dos materiais de construção, que recuaram 0,25%.

O aço e o cimento, itens de grande peso no cálculo do CUB, tiveram o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido em abril e, consequentemente, seus preços foram diminuídos, o que impactou o indicador.

Desde janeiro, os materiais de construção acumulam queda de 0,58%. Entretanto, se compararmos com abril do ano passado, houve alta de 9,30%. "Os preços diminuíram por conta de um recuo da demanda, já que no ano passado, diante do boom da construção civil, os produtos estavam supervalorizados. Os efeitos da redução do IPI ainda estão se manifestando, mas demoram um pouco a chegar", afirmou.

O custo da mão de obra e dos salários dos engenheiros permaneceu inalterado (0%). Porém, segundo Zaidan, o índice deverá registrar alta neste mês por conta do dissídio do setor, que ocorre em maio.

Calculado pelo SindusCon-SP e pela FGV Projetos, o indicador reflete a variação dos custos do setor para utilização nos reajustes dos contratos da construção civil paulista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;