Internacional Titulo Conflito Afeganistão
Atentado suicida deixa nove mortos no sul do Afeganistão
Por Da AFP
30/03/2009 | 08:37
Compartilhar notícia


Um porta-voz da província de Kandahar, ex-reduto do regime dos talibãs, anunciou que cinco policias e quatro civis foram mortos em um ataque suicida no sul do Afeganistão, nesta segunda-feira.

"Cinco policiais e quatro civis morreram", indica o ministério do Interior afegão em um comunicado. Um balanço anterior falava em cinco policiais e três civis mortos.

"O suicida, a pé, entrou no departamento do registro civil e explodiu a carga que transportava", afirmou o chefe da polícia do sul do Afeganistão, general Ghulam Ali Wahdat.

Neste complexo fica o quartel do distrito de Dand, 10 km ao sul de Kandahar, a administração e a polícia.

A polícia afegã e soldados canadenses da Isaf (Força Internacional de Assistência para a Segurança), que pertence a Otan, cercaram o setor e impediram o acesso da imprensa.

Os talibãs assumiram o atentado em uma ligação telefônica de seu porta-voz, Yusuf Ahmadi, a jornalistas. Segundo ele, soldados canadenses e 30 afegãos morreram no atentado. No entanto, a Isaf disse que nenhum de seus soldados foi ferido.

Os atos de violência de insurgentes afegãos, entre eles os talibãs expulsos do poder no fim de 2001 por uma coalizão liderada pelos EUA, duplicaram a intensidade nos últimos dois anos, apesar da presença de 75 mil soldados estrangeiros no Afeganistão, dos quais 38 mil são americanos.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;