Cultura & Lazer Titulo Comemoração
Tempo de reflexão

Passagem da vida é tema de mostra teatral em Santo André para comemorar o Dia Mundial do Teatro

Por Roseane Castilho
Especial para o Diário
12/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


As diversas formas como as pessoas lidam com a passagem do tempo são o fio condutor do projeto O Tempo em Três Atos, que leva ao Sesc Santo André três espetáculos encabeçados por atores veteranos. Umberto Magnani abre a mostra no domingo, com Loucos por Amor. Antonio Petrin está em Só os Doentes do Coração Deveriam Ser Atores e Antonio Abujamra, em Começar e Terminar. O evento celebra o Dia Mundial do Teatro, em 27 de março.

"Queremos propor uma reflexão sobre o papel que o teatro tem, e sempre teve, na discussão de questões sociais, políticas e da existência humana", explica o responsável pela programação teatral do Sesc, Thiago Freire.

"Procuramos trazer espetáculos com atores reconhecidos pela longa estrada percorrida, escolha aliada à proposta de abordagem da passagem do tempo", afirma Freire.

O ator Umberto Magnani inaugura a mostra com o espetáculo "Loucos por Amor", no domingo, às 19h30. A trama, escrita pelo ator e dramaturgo norte-americano Sam Shepard, se desenrola em um quarto de hotel à beira da estrada e tem como foco um triângulo amoroso. "A peça tem toda uma questão narrativa. Enquanto está sendo encenado um triângulo amoroso, é narrado um outro que já aconteceu no passado", explica Magnani. Na montagem, ele é um velho que entra na trama para fazer a ligação e o confronto entre o passado e o presente. "É uma espécie de memória, um fantasma", diz.

Magnani, que comemora 40 anos de carreira, destaca ainda a importância de se trabalhar com as novas gerações de atores. "É a melhor coisa do mundo!", afirma, com entusiasmo. "Apesar de envelhecermos, estamos sempre na luta de não envelhecer como profissional. A busca por maneiras de se fazer teatro é constante e há um conhecimento fortíssimo de cada geração que aparece. Eu diria que aprendo mais com eles do que eles comigo".

A peça Só os Doentes do Coração Deveriam ser Atores, com Antônio Petrin, será encenada nos dias 21, às 20h, e 22, às 19h30.

Já Antonio Abujamra finaliza o projeto no domingo, dia 27, às 21h, com o espetáculo Começar a Terminar.

O Tempo em Três Atos - Teatro. Abertura domingo, às 19h30, com a peça "Loucos por Amor". No Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302. Tel: 4469-1200. Ingr.: R$ 5 (comerciário) a R$ 20.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;