Cultura & Lazer Titulo Grátis
Projeto revaloriza gaita no blues
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
12/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Virtuosismo combina com bom gosto nas partituras do gaitista e guitarrista Thiago Cerveira, que se apresenta hoje, às 20h, na lanchonete do Sesc Santo André. O evento integra o projeto Blue Notes - As Várias Faces do Blues, que prossegue até o fim do mês, e aborda em palestras e apresentações a história do estilo forjado no início do século 1920 na região do Delta do Mississipi, nos Estados Unidos. A entrada é franca.

Antes do show, o produtor e pesquisador Chico Blues discorre sobre a importância da gaita e as transformações ocorridas desde que o instrumento passou a desempenhar papel relevante nas harmonizações desse gênero. Na sequência, acompanhado pelo baterista Richard Montano e o baixista Andrei Ivanovic, Cerveira sobe ao palco para mostrar o que isso significa na prática.

"Vou tocar as músicas em ordem cronológica, começando com uma homenagem ao Sonny Terry (1911-1986). Ele era conhecido pela habilidade de tirar vários timbres da gaita apenas com um jeito de usar as mãos, sem precisar de efeitos", explica o músico.

O instrumentista também prestará tributo a Little Walter (1930-1968), que reformulou a linguagem do blues, ao amplificar a gaita com a utilização de um microfone.

"Foi o Little Walter quem descobriu um som muito mais encorpado e agressivo. Tocarei seu maior hit, Juke, que ficou em primeiro lugar nas paradas nos anos 1950", afirma Cerveira.

Considerado pela crítica especializada como um dos melhores do País, o gaitista já dividiu o palco com o guitarrista Nuno Mindelis durante 12 anos e gravou com a banda Double Trouble, do mestre da guitarra Stevie Ray Vaughan (1954-1990), "Fiz turnês na Europa, Estados Unidos e Canadá com o Nuno. Foi uma experiência rica e aprendi muito com ele".

Thiago Cerveira Trio - Show. Hoje, às 20h. Na lanchonete do Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;