D+ Titulo Homens
Violência diminui expectativa de vida
Por Angélica Kenes Nicoletti
Diário do Grande ABC
14/12/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Entre 1991 e 2007, a expectativa de vida do brasileiro aumentou cinco anos, seis meses e 26 dias. Em 16 anos, a média passou de 67 anos para 72,57 anos. Mas, há diferenças entre homens e mulheres. De acordo com o IBGE, enquanto a média de vida da brasileira é de 76,44 anos a do brasileiro é de 68,82 anos.

A explicação para os poucos mais de sete anos de diferença está na taxa de mortalidade. Dados do Ministério da Saúde apontam que 57,8% das mortes em 2005 foram do sexo masculino. As duas causas principais apontadas foram isquemias do coração, seguidas por doenças cerebrovasculares.

O endocrinologista Márcio Krakauer, de Santo André, observa a necessidade de hábitos saudáveis, como atividades físicas, dieta balanceada e dosagens hormonais freqüentes podem prevenir ou evitar o agravamento de doenças. "O crescimento da barriguinha pode estar associado a alterações das taxas de testosterona", afirma.

Terceira causa - Na seqüência, está o homicídio, que, por causa do aumento do índice de violência, tornou-se uma questão de saúde pública. Os homicídios incidem sobre os homens em 92% dos casos registrados. Segundo análises do Ministério da Saúde, elesão mais expostos à violência por causa de comportamentos de risco relacionados à cultura machista.

Estudos do IBGE consideram que se as mortes por causas externas, particularmente as violentas, não tivessem adquirido tamanha dimensão, a esperança de vida poderia ser aumentada de dois a três anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;