Cultura & Lazer Titulo
ABC Plaza Shopping tem a 10ª edição da Feira de Troca de Livros
Por Luis Felipe Soares
Especial para o Diário
13/02/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


Começa hoje no ABC Plaza Shopping a 10ª edição da Feira de Troca de Livros. O público terá à disposição, inicialmente, 6.000 títulos para realizar as trocas. A feira ocorre até o dia 2 de março, na Praça de Eventos do local, das 14h às 20h. O ambiente é composto por um lounge, destinado à leitura de livros e jornais, terminais de consulta do material disponibilizado e computadores com acesso gratuito à internet.

A novidade desta edição é a mostra Caminhos do Livro Ilustrado. Desenvolvida pelos cartunistas do Diário Gilmar e Fernandes, ela mostra todo o processo de criação de ilustrações, exibindo desde esboços feitos à mão até o trabalho final impresso. São cerca de 30 desenhos produzidos em papel tamanho A3, divididos em 16 publicações explicativas.

“A idéia surgiu da curiosidade básica de saber como é feito o nosso trabalho. Ela demonstra o nosso dia-a-dia”, explica Gilmar, que tem mais de 20 anos de carreira.

Entre seus trabalhos, destaque para os quadrinhos Para Ler Quando o Chefe Não Estiver Olhando e Pau Pra Toda Obra.

Ambos os livros foram adquiridos pelos governos estadual e federal e acabaram distribuídos por diversas bibliotecas de escolas públicas por todo o País.

Uma das dificuldades dos cartunistas é dar vida a seus desenhos. “O pessoal acha que sai do nada. Você pega um texto e trabalha a idéia dele”, diz Fernandes. Entre mais de 100 livros lançados que contam com ilustrações suas ao longo dos últimos 29 anos, está a Coleção Castelo Rá-Tim-Bum, que foi vencedora do Prêmio HQ Mix de melhor livro infantil ilustrado.

Gilmar e Fernandes trabalham juntos há quatro anos, mas esta é a primeira exposição conjunta. Segundo Gilmar, “trabalhar em dupla é legal porque há um ping-pong de idéias”.

Neste e no próximo domingo, às 16h, eles conversarão com o público e farão alguns desenhos na hora.

ACERVO

Para cada livro trazido, o doador pode retirar qualquer título que desejar, sendo que há um limite de dez livros por dia. Serão aceitas apenas obras literárias que estejam em bom estado. Os interessados devem apresentar um documento com foto para se cadastrar.

(supervisão de Gislaine Gutierre)

10ª Feira de Troca de Livros – Troca de livros e exposição. No ABC Plaza Shopping – Av. Industrial, 600, Santo André. Tel.: 4437-5000. Grátis. Até 2 de março.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;