Cultura & Lazer Titulo Música
Banquinho, violão e notebook
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
07/08/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Voz, violão, microfone, um computador portátil e um palco coberto por tapetes. Assim, como se estivesse na sala de casa, a cantora carioca Olívia Byington se apresenta esta noite no teatro do Sesc Santo André. Trata-se do show solo A Vida é Perto, baseado no último álbum da intérprete, que leva seu nome, e marca uma fase mais autoral. "Nunca estive tão independente", avisa.

Assumidamente feliz com a proposta intimista que a divulgação do álbum tomou desde o lançamento, em julho de 2007, Olívia percorreu o Brasil e sete países, em aproximadamente 140 apresentações. "Nunca vivi isso antes. Fazia poucas apresentações. Agora estou na estrada mesmo, direto", afirma.

Uma vez no palco de A Vida é Perto, Olívia se desnuda para a platéia. "É uma aproximação muito grande com o público. Começo em frente ao laptop, pelo qual mostro uma música a eles. Aí canto, conto histórias sobre a minha vida", exemplifica a carioca. Pelo notebook, ela controla as ‘participações'. Do conterrâneo Seu Jorge, convidado do próximo álbum, à palhinha póstuma do falecido ator franco-italiano Yves Montand (1921-1991), que aparece em imagem em que recita Feuilles Mortes (Folhas Mortas).

A viagem que culminou com o show foi a parceria com o poeta português Tiago Torres Silva, a quem conhece de longa-data. "Estava há muito tempo sem compor e a partir desse reencontro, no ano retrasado, escrevemos nove canções. Lancei o disco em Portugal e a partir daí não parei", conta.

O primeiro resultado da turnê é o DVD homônimo que a Biscoito Fino coloca nas lojas no dia 15, e um novo álbum de estúdio, a ser lançado em setembro, com músicas de Jorge Mautner (Lágrimas Negras) e Björk (New World, trilha de Dançando no Escuro, que a islandesa protagoniza) . Em cada novo ‘filho', se refletem as escolhas da cantora, que começou em 1977 ao lado do arranjador Jaques Morelenbaum. "Eu mesma dirigi o show, produzi o disco. É a primeira vez que me envolvo dessa maneira: estar sozinha num estúdio com um violão", diz.

Olívia Byington - Show. Hoje, às 20h. No Sesc Santo André (teatro) - Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Ingr.: R$ 2 a R$ 8.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;