Setecidades Titulo
Santo André irá instalar gás natural em 4 prédios públicos

Objetivo é diminuir poluição e evitar acidentes; Prefeitura terá economia de R$ 20 mil por ano

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
10/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Até outubro, quatro equipamentos públicos de Santo André passarão a contar com sistema de gás natural canalizado. O combustível irá substituir o óleo diesel e a energia elétrica no aquecimento da água utilizada em piscinas e vestiários e o GLP (gás liquefeito de petróleo) no acendimento de fogões em cozinhas. A tecnologia será instalada no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, no CHM (Centro Hospitalar Municipal), na sede do 8º GB (Grupamento de Bombeiros) e na SMUOSP (Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos), no Jardim Guarará.

O serviço será prestado pela Comgás, que fará o investimento para implantação da rede e ligação da tubulação com os prédios. O fornecimento mensal para os quatro equipamentos será de aproximadamente 44 mil metros cúbicos por mês. Segundo o titular da SMUOSP, Paulinho Serra, a mudança possibilitará economia anual de aproximadamente R$ 20 mil, o equivalente a 25% do que é gasto atualmente nesses locais. O complexo Pedro Dell’Antonia será o primeiro a contar com o novo sistema. Nos demais próprios municipais, a instalação será gradativa até outubro.

“Além da parte financeira, que é importante, tem a questão ambiental. Não dá para pensarmos que tinha um aquecedor a diesel nas piscinas. A queima do óleo é poluente. Além disso, vamos ter um ganho de espaço que era utilizado pelos tanques de armazenamento do diesel e do GLP”, comenta Paulinho.

O gerente regional da Comgás, Silvio Renato Del Boni, acrescenta que o uso do gás natural diminui o risco de acidentes, como incêndios e explosões. “Os reservatórios de diesel e de GLP próximos à circulação de pessoas provocavam riscos. O gás natural, por ser canalizado, não precisa de armazenamento”, explica. No ginásio Pedro Dell’Antonia, o combustível oleoso é guardado em tanque com capacidade para 24 mil litros.

No complexo esportivo, o gás será utilizado para aquecimento das piscinas e vestiários, mesmo uso do 8º GB, que também terá fornecimento para a cozinha. No CHM, o combustível será usado para elevar a temperatura da água e também no acendimento de fogões. Já na SMUOSP, o fornecimento será apenas para esquentar a água dos vestiários dos funcionários.

Após a implantação, a secretaria irá avaliar estender o sistema para outros equipamentos municipais. Segundo o gerente da Comgás, a Prefeitura de São Bernardo já utiliza o gás natural em locais como o Estádio 1º de Maio, o Ginásio Poliesportivo e a recém-inaugurada Arena Caixa de atletismo, situada na Vila do Tanque. Além dos estabelecimentos destinados à prática esportiva. Del Boni informa que também há instalações em unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida na cidade. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;