Setecidades Titulo Impasse
Febem não deixará
casa em S.Bernardo

De acordo com presidente da entidade, contrato de
locação do imóvel não possui cláusula de rescisão

Por Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
14/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella, descartou a possibilidade de rescisão do contrato de aluguel do imóvel onde foi instalada a unidade de semiliberdade em São Bernardo, no Jardim do Mar. "No momento, não acho que isso (rescisão) seja possível", disse a comandante da entidade em entrevista exclusiva ao Diário.

De acordo com Berenice, como a instalação da unidade é resultado da condenação que o governo estadual sofreu em 2009 - após a ação civil pública proposta pelo MP (Ministério Público) em 2003 -, é difícil que haja quebra do contrato de locação da casa. "Um acordo para sairmos de lá só seria possível se houvesse uma concordância entre o MP e o Poder Judiciário em adiar um pouco mais o cumprimento dessa decisão", alegou.

No entanto, a promotoria pressiona a entidade para que a unidade seja instalada o mais rápido possível. No dia 27 de novembro, a Vara de Infância e Juventude do MP determinou que o abrigo socioeducativo iniciasse funcionamento em até 20 dias.

A promotora de Justiça da Infância e Juventude de São Bernardo, Vera Lúcia Acayaba de Toledo, foi procurada para dizer se pretende dar maior prazo para a Fundação Casa encontrar outro imóvel, mas preferiu não se pronunciar.

O que afasta ainda mais a possibilidade de quebra contratual é a dificuldade para conseguir espaço no município semelhante ao atual imóvel locado, que atenda às recomendações básicas para instalação de uma unidade de semiliberdade. "Não é fácil. A casa tem de estar em centro urbano, local de fácil acesso e ter de quatro a cinco dormitórios, além de espaço para os funcionários. Raramente encontramos algo com essa estrutura fora de um bairro bom", argumentou Berenice.

A presidente da Fundação Casa relatou que o proprietário do imóvel enviou ofício à entidade manifestando desejo em encerrar a locação pagando multa rescisória. "Só que o contrato assinado não permite rescisão com menos de um ano", garantiu. "E o problema de um comum acordo é que estamos com a faca no pescoço porque temos uma decisão judicial a cumprir", completou.

 

FUGA

Berenice confirmou que dois jovens da unidade de semiliberdade foram detidos na quarta-feira acusados de furto, mas preferiu amenizar o caso. "Infelizmente aconteceu isso com dois dos meninos. Um deles foi pego com uma caixa vazia na mão e não sabemos o que de fato aconteceu, embora ele tenha sido preso. Não é porque eles estão lá (na unidade) que haverá mais delitos no bairro. São Bernardo é uma das cidades que mais internam jovens por furto ou roubo."

 

Berenice garante que documentação está em dia

 

A presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella, disse que a entidade possui toda a documentação necessária para a implementação da unidade de semiliberdade no Jardim do Mar, em São Bernardo. "Não havia nenhum impedimento legal."

Segundo ela, o despacho judiciário relatando que a fundação reconheceu não ter apresentado documentos necessários à Prefeitura é incoerente. "Não fomos ouvidos. Ela se baseou em documentação parcial e antiga que os moradores tinham juntado no início do processo", afirmou.

Berenice disse que pediu autorização de uso do imóvel à Prefeitura, mas que isso não é necessário. "Temos algumas definições vindas do Tribunal de Justiça dizendo que a gente não precisa de alvará de funcionamento."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;