Setecidades Titulo Segurança
Grande ABC ganha estande de tiro para treinamento de policiais

Sede da 2ª Cia, entregue ontem no Jd. Santo André, é a primeira da região a contar com estrutura

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
18/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


O efetivo da PM (Polícia Militar) e GCM (Guarda Civil Municipal) da região não precisa mais ir à Capital ou ao Tiro de Guerra de São Bernardo para realizar treinamento. Ontem foram entregues dois estandes de tiro juntamente com as instalações da 2ª Companhia do 41º Batalhão da PM, na Rua Raul Seixas, 35, no Jardim Santo André, na cidade.

Com isso, a segurança dos 30 bairros atendidos pela companhia – com altos índices de criminalidade –, será ampliada. “O fluxo de viaturas policiais e do efetivo será muito grande. Quem vai ganhar com isso é a comunidade. Isso vai impactar na sensação de segurança das pessoas e nos indicadores criminais”, avaliou o secretário de Segurança Urbana e Comunitária de Santo André, coronel José Luís Navarro.

Antes mesmo de isso acontecer, moradores do Jardim Santo André já têm percebido mais tranquilidade. “De sexta e sábado, ninguém dormia com baile funk na rua. Nesses últimos dias, com a movimentação da polícia, essa bagunça acabou”, disse a dona de casa Maria Quitéria, 40 anos.

“Já sentimos melhora na Segurança antes mesmo da inauguração da sede”, comemorou o vigilante aposentado Mario Oliveira, 44.

A 2ª Cia funcionava anteriormente em salas cedidas pela Prefeitura, no prédio do Centro Integrado de Cidadania, na Vila Mazzei. A construção do espaço faz parte do Projeto Jardim Santo André, desenvolvido pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) – que investiu R$ 5,2 milhões na obra –, em parceria com o Executivo municipal que, por sua vez, intermediou as conversas com o objetivo de concretizar o pleito, que perdurava desde 2010. “No ano passado, em reunião com o comando da PM, entramos no diálogo com o governo do Estado, por meio da CDHU, para acelerar esse projeto, que agora é realidade”, afirmou o prefeito Carlos Grana (PT).

A 2ª Cia conta com efetivo de 130 policiais e 19 viaturas para atender 190 mil pessoas em sua área de abrangência. No ano passado, foram registradas 16 mil ocorrências. “Comparando o primeiro trimestre de 2013 com o de 2014, o número de furtos nessa região caiu 10%, roubo de veículos teve queda de 40% e homicídio, 25%. Com o porte de estrutura que temos agora, nosso objetivo é ter redução ainda maior”, disse o capitão Rogério Dias Bastos, responsável pela 2ª Cia.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;