Economia Titulo
Fabricantes investem em tecnologia flex
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
06/07/2005 | 08:17
Compartilhar notícia


Uma das vedetes da Automec, principal feira do setor de autopeças na América Latina, são novas tecnologias de motorização bi e tricombustível.

No evento, que teve início nesta terça-feira e vai até sábado no Pavilhão de Exposições do Anhembi em São Paulo, diversos fabricantes apresentaram novidades nessa área, de olho em um mercado (do bicombustível) que já representa quase 50% das vendas de carros zero km no país.

A Delphi, por exemplo, anunciou que deverá lançar no mercado brasileiro nos próximos meses, em parceria com uma montadora, o sistema Multi Fuel da empresa, em que uma mesma unidade de gerenciamento do motor faz com que o veículo rode utilizando três combustíveis (gás natural, gasolina, álcool ou a mistura dos dois combustíveis líquidos em qualquer proporção). Para 2007, a companhia prevê o lançamento de um sistema bicombustível para veículos pesados, que permite a utilização de gás natural e diesel.

Também na área do multicombustível, a Magneti Marelli apresenta a tecnologia Tetrafuel, que possibilita o abastecimento com gasolina, álcool, gás natural ou gasolina pura (sem adição de álcool). O objetivo é atender o mercado sul-americano, onde os carros são com gasolina pura. O sistema da empresa também unifica a capacidade de gerenciamento dos combustíveis.

Líder no mercado de tecnologia flexível, a Magneti também inova com um sistema de partida a frio para carros flex, que elimina a necessidade de reservatório adicional de gasolina nos bicombustível. Mas a empresa não está sozinha. A Bosch também traz o Flex-Start, conceito de partida a frio semelhante ao Mareli, para trazer mais conforto e economia aos veículos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;