Setecidades Titulo
Consumo no Carnaval deve ser fiscalizado
Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
12/02/2007 | 23:33
Compartilhar notícia


A quatro dias da abertura do Carnaval, é hora de o consumidor conferir suas escolhas para garantir o sucesso da folia. Como acontece em todos os feriados prolongados, a data exige cuidados no que diz respeito à compra de produtos e serviços. A melhor dica continua sendo o consumo planejado, seguido por uma eficiente pesquisa de preços.

Os maiores cuidados devem ser tomados com as crianças, que precisam ser afastadas de riscos proporcionados por produtos sem regulamentação. As disputadas – e, muitas vezes, odiadas – espumas, por exemplo, já caíram no gosto popular, mas representam, hoje, um risco à saúde, pois podem causar alergias de pele ou intoxicações.

Os órgãos de defesa do consumidor são claros em condenar a utilização desses sprays. “Se isso não for possível, a dica é retirar a espuma do corpo de forma rápida”, diz a advogada especialista Karin Veloso Mazorca. Fantasias feitas a partir de material sintético também devem ser evitadas. Máscaras de super-heróis, por exemplo, podem sufocar as crianças ou impedir a transpiração. Para não perder a brincadeira, a dica é priorizar o conforto.

O público jovem será, mais uma vez, alvo de campanhas que incentivam o uso da camisinha. Para quem não tiver a chance de ganhar o preservativo, o conselho é adquirir um modelo certificado. O Inmetro informa que as embalagens devem apresentar o selo e também todas as instruções de validade, origem e tamanho. “Há produtos falsos no mercado. A análise de qualidade é primordial.”

Para quem pretende passar a festa atrás de trios-elétricos, atenção com a compra de abadás. A orientação é ficar longe de cambistas e pacotes oferecidos por sites não-credenciados junto às bandas. O mesmo conselho serve para os foliões que preferem as escolas de samba.

Nos aeroportos, a principal arma do consumidor deve se repetir: paciência. Em caso de atrasos, todos os documentos devem ser guardados.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;