Internacional Titulo
Maioria dos americanos aprova recomendações da Comissão Baker
Da AFP
09/12/2006 | 18:44
Compartilhar notícia


A maioria dos americanos está de acordo com as recomendações do Grupo de Estudos para o Iraque, conhecido como Comissão Baker, e acredita que os Estados Unidos estão perdendo terreno no país, segundo uma nova pesquisa publicada neste sábado.

A última pesquisa da revista Newsweek mostrou que 39% dos americanos aprovam os conselhos dados pelo grupo sobre a política dos Estados Unidos no Iraque. Cerca de 20% desaprova as recomendações e 26% dizem não conhecer o grupo, segundo a enquête realizada nos dias 6 e 7 de dezembro com mil pessoas.

Cerca de 68% dos entrevistados afirmou que os Estados Unidos estão perdendo terreno na guerra - o número mais alto até o momento, segundo a Newsweek-, enquanto que apenas 21% pensam que o país está avançando no Iraque.

Cerca de 53% dos participantes acredita que a ação militar no Iraque não foi a opção correta, contra 39% que apoiaram a decisão.

Sessenta e cinco por cento dos entrevistados está de acordo com as recomendações do grupo de que Washington deveria ameaçar com reduzir o apoio econômico e militar ao governo de Bagdá se este não alcançar suas metas.

Cinqüenta e sete por cento consideraram que os Estados Unidos devem envolver o Irã e a Síria para colaborar com a estabilização do Iraque, e 61% apoiaram a idéia de um compromisso americano renovado para pressionar um acordo de paz entre Israel e Palestina.

O índice de aprovação do presidente George W. Bush se mantém estável em 32%, comparado com os 31% alcançados na pesquisa da Newsweek de 9 e 10 de novembro.

A pesquisa tem uma margem de erro de 4%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;