Internacional Titulo
Irã diz que não será 'neutro' em caso de ataque contra Iraque
Por Das Agências
26/08/2002 | 08:43
Compartilhar notícia


O Irã afirmou nesta segunda-feira que "não vai permanecer neutro" caso os Estados Unidos ataquem o Iraque. A informação foi confirmada pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Hamid-Reza Assefi.

"Nossos interesses nacionais não permitem permanecer neutro diante de um eventual ataque dos Estados Unidos ao Iraque", destacou Assefi, acrescentando que apesar disso seu país "não estará tampouco do lado do Iraque".

Assefi acrescentou que um eventual ataque americano "ameaçaria não somente os interesses nacionais do Irã, mas também a paz mundial". "Em nossa política externa, insistimos nos fundamentos do regime da República Islâmica e afirmamos que somos contra um ataque militar ao Iraque, mas não estamos do lado do Iraque", disse o porta-voz iraniano.

Em janeiro, o presidente dos EUA, George W. Bush, avaliou que o Irã faz parte, junto com o Iraque e Coréia do Norte, do que chamou de "Eixo do Mal", colocando-o implicitamente como potencial alvo de sua "guerra antiterrorista".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;