Política Titulo
Astronauta Marcos Pontes pode depor na CPI do Apagão Aéreo
Por Do Diário OnLine
04/05/2007 | 17:53
Compartilhar notícia


O astronauta brasileiro Marcos Pontes pode ser um dos convocados para prestar depoimento na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Apagão Aéreo, cuja instalação foi feita na última quinta-feira pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP).

O pedido para a convocação foi feito pelo deputado Geraldo Thadeu (PPS-MG), que lembrou que o primeiro astronauta do país a ir para o espaço, em 2006, sofreu com a crise aérea que toma conta do Brasil desde outubro do ano passado, pois enfrentou longas horas de fila no aeroporto internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília.

De acordo com Thadeu, Pontes pode contribuir muito para as investigações, pois possui profundo conhecimento na área de aviação e, assim como muitos brasileiros, também foi uma vítima do caos nos aeroportos.

Requerimentos –
A próxima reunião da Comissão só acontece na próxima terça-feira, mas a CPI já reúne 30 requerimentos que devem ser votados pelos deputados. Destes, 24 foram protocolados pela oposição e apenas seis pela situação.

Todos os requerimentos da base governista foram pedidos pelo deputado Dr. Ubiali (PSB-SP). Ele quer a convocação dos presidentes das companhias aéreas TAM, Gol, BRA, OceanAir e Passaredo para prestar depoimento. Além disso, ele também quer que a CPI ouça o presidente da Embraer, Fleury Curado.

Já os oposicionistas querem ouvir o presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Milton Zuanazzi, o presidente da Infraero (estatal que administra os aeroportos brasileiros), José Carlos Pereira, o ex-presidente da Embraer, Maurício Botelho, o presidente da Comissão criada pela Aeronáutica para investigar o acidente ocorrido com o avião da Gol em setembro do ano passado, coronel Rufino da Silva Ferreira, e o delegado da PF (Polícia Federal) Renato Sayão.

Além disso, o PSDB, o DEM e o PPS, todos partidos de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, querem convocar controladores de vôo e familiares da tragédia com a aeronave da Gol.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;