Economia Titulo
Meirelles diz que corte dos juros traria inflação
Do Diário OnLine
01/03/2004 | 12:11
Compartilhar notícia


O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, declarou nesta segunda-feira que uma queda mais acelerada da taxa básica de juros da economia brasileira não levaria a um crescimento maior, e sim à volta da inflação. "Isto geraria apenas uma bolha transitória de curto prazo e um retorno acelerado não do crescimento sustentado, mas sim da inflação", disse.

Meirelles também disse que o crescimento negativo de 0,2% ocorrido em 2003, anunciado na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi resultado do ajuste externo ocorrido em 2002. "Foi a crise que gerou o fraco desempenho econômico do primeiro semestre de 2003", disse.

Apesar disso, o presidente do BC garantiu que a economia não está estagnada e que o crescimento do PIB em 2004 será, “com certeza”, o primeiro de uma série histórica de expansão. Segundo ele, a recuperação tem se mantido em um ritmo forte.

Meirelles participou nesta manhã de palestra para os alunos de economia da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), em São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;