Cultura & Lazer Titulo
Virada certeira
Por Ana Clara Werneck
Da TV Press
07/06/2007 | 07:01
Compartilhar notícia


Na reta final de Pé na Jaca, Ricardo Tozzi avalia de forma positiva seu Primo Cândido. “Ele é a síntese da vontade que todos têm de se encostar um pouquinho”, valoriza.

Com o fim da novela, Ricardo poderá analisar propostas enquanto tira merecidas férias. Afinal, ele praticamente emendou seu primeiro trabalho, Bang Bang, no qual interpretava o médico-monstro Harold, e Pé na Jaca. Ele afirma que trabalhar em teatro é uma prioridade, mas promete que não demora muito a estrelar outra produção televisiva. Afinal, seu contrato com a Globo vai até 2009. “Garanto que será um papel de destaque”.

No cinema, Ricardo acabou de filmar Vendedores, dirigido por Alan Fiterman e produzido pelo também ator Jonathan Haagensen. No curta-metragem, Ricardo interpreta Colombiano, um chefe de tráfico de drogas capaz das piores atrocidades, bem diferente do matuto Primo Cândido.

De carona no sucesso de seus personagens na televisão, vieram outros trabalhos. Ricardo foi convidado a estrelar campanhas publicitárias e desfiles (ele é exclusivo da grife Diesel) “Segui o caminho inverso: depois de estrear com ator, virei modelo”, diverte-se. Com a fama, começou a ter mais lucro com os quadros que pinta, estimulado pelo tio, o artista plástico Cláudio Tozzi.

“Essas atividades ajudam a difundir meu trabalho em cena. A fama é conseqüência, não pode ser um objetivo de vida”, avalia. A vontade de Ricardo Tozzi de iniciar uma carreira artística surgiu de uma profunda reflexão. Em 2000, ele era administrador de empresas com um alto cargo em uma multinacional. “Eu era feliz, mas comecei a pensar que deveria descobrir minha grande vocação, por que vim ao mundo”, relembra. Por hobby, Ricardo começou a pintar quadros, que rapidamente eram vendidos.

A partir daí, decidiu enveredar por outras artes, e matriculou-se em um curso de teatro amador em São Paulo, onde vivia. Durante quatro anos e meio, após cumprir uma rotina de trabalho de 12 horas diárias no escritório, ia para o curso de teatro. Detalhe: em segredo. “Não queria preocupar meus pais à toa. Eles tinham orgulho da minha profissão”.

A revelação à família só aconteceu em 2004, quando foi chamado para a Oficina de Atores da Globo. Logo no primeiro teste, para Bang Bang, foi aprovado. "Dei sorte, mas não tinha dúvidas de que daria certo. O mais importante é a energia positiva”, afirma.

A primeira cena de Ricardo Tozzi na TV foi em alto estilo. Logo de cara, contracenou com Tarcísio Meira em Bang Bang, em uma cena que John McGold, de Tarcísio, tomava um tiro e o médico Harold, seu personagem, era chamado para socorrê-lo. “Fiquei dois meses me preparando para o ‘dia D’. Na hora, tremia todo. O Tarcísio me ajudou muito”, relembra.

Ricardo Tozzi e Daniele Suzuki, que interpretavam o casal Harold e Yoko, levaram para fora dos estúdios a paixão e são namorados até hoje.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;