Interação Titulo
Longe de casa a mais de uma semana

Tudo bem que não foi bem assim, já que na sexta à noite pude chegar até em casa. Porém, não resisti diante da possibilidade de me utilizar da música

Por Carlos Ferrari
26/10/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Tudo bem que não foi bem assim, já que na sexta à noite pude chegar até em casa. Porém, não resisti diante da possibilidade de me utilizar de um trechinho da música bem humorada da Blitz, que contou e cantou nos anos 1980 um pouco sobre o sumido Arlindo Orlando, para compartilhar com vocês como foi minha última semana.

A ideia surgiu em um momento em que eu pensava como dividir com aqueles que acompanham meu trabalho a diversidade de coisas que temos discutido e construído. Mesmo com as redes sociais, e outros recursos interativos, o dinamismo das coisas e a equipe pequena não me permitem fazer chegar a vocês as informações da forma que eu gostaria. Arrumando as malas para voltar ao Brasil, vou tentar em pouco mais de 2.000 toques contar como foram esses últimos sete dias.

Comecemos pelo dia 17. Saí por volta das 4h45, rumo ao aeroporto. Pauta do dia: habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência no âmbito da assistência social. O debate aconteceu no Conselho Nacional de Assistência Social, e fez parte de uma série de encontros para definirmos o que cabe no âmbito dessa política pública, em relação ao nosso segmento.

Dia 18, já em Brasília, começamos cedo. Minha missão foi coordenar pela manhã a reunião da Comissão Organizadora da 8ª Conferência Nacional de Assistência Social. Uma horinha para comer um lanche, e a tarde reunião com a Comissão de Financiamento do CNAS, tarde fantástica, onde pudemos trabalhar na perspectiva de uma capacitação dos conselheiros pela Secretaria de Orçamento Federal, o que qualificará muito o debate naquela instância.

Quarta feira, dia 19, começou a 194ª Reunião Ordinária do Conselho. Dia repleto de convidados e pautas importantes. Pela manhã, a secretária Nacional de Assistência Social trouxe os informes de sua secretaria, e mostrou todos os esforços de sua equipe, diante do Plano Brasil Sem Miséria. À tarde, discutimos como o governo brasileiro tem atuado na região de Altamira, fortemente afetada diante da construção da Usina de Belo Monte. Também recebemos o Conselho Federal de Psicologia e Serviço Social, para falar sobre depoimento sem dano, assunto complexo, que refere-se à determinação judicial para que esses profissionais participem de interrogatórios junto às crianças. Preciso ler mais para falar sobre o assunto, mas recomendo que vocês também pesquisem, pois a sociedade brasileira precisa dar sua contribuição. Ainda no dia 19, no fim da noite, embarquei para Minas Gerais, para participar da Conferência Estadual de Assistência Social. No dia seguinte, às 9h, participei da mesa de abertura, e no fim do dia, às 21h, estive em um debate sobre o fortalecimento da participação popular e do controle social.

Dia 21, voltei a São Paulo e fiz uma fala no 12ª Congresso Nacional do Terceiro Setor, sobre o papel atual do CNAS. Em seguida fui para a Avape. Lá, trabalhamos nos últimos detalhes do nosso Congresso Internacional, o quarto que a organização promove. Vale a pena você entrar no site e saber mais sobre: www.fenavape.org.br/congressointernacional .

Finalmente fui para casa, e encontrei meus amores, Andréia e Catarina. Brinquei um pouco com minha pequena e dormi, visto que 3h30 segui para o aeroporto rumo à Guatemala. Depois de 11 horas cheguei por aqui, e desde então estamos trabalhando na organização do Congresso Latino Americano de Cegos, e outras demandas de nossa União Latinoamericana.

Quero dizer que tão prazeroso quanto contar essa história para vocês, foi viver e ter a clareza de que, além de ter a oportunidade de fazer o que gosto, tenho trabalhado na perspectiva de um planeta cada vez mais inclusivo e repleto de cidadãos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;