Setecidades Titulo
Desfile de moda consagra reciclagem
Roberta Nomura
Especial para o Diário
09/12/2005 | 08:12
Compartilhar notícia


Durante os últimos três meses, 30 mulheres dedicaram quatro horas semanais às oficinas de crochê, cerâmica e fuxico do projeto Sementinha, de Santo André. O resultado pode ser conferido neste sábado às 19h30 no Parque-Escola, na Vila Valparaíso, quando ocorrerá um desfile de roupas e venda de acessórios, tudo produzido por elas. Cerca de cem peças estarão disponíveis para comercialização.

A coleção do desfile Raízes reveladas foi baseada no reaproveitamento de filmes fotográficos. “É um material que usamos muito para captar imagens das crianças do projeto. Desse nosso resíduo surgiu a idéia”, explica a designer e responsável pelas oficinas de fuxico e crochê, Sônia Casado, 44 anos. Entre as peças disponíveis estão bolsas, pulseiras, luminárias, entre outros. “Ficou muito bom, porque é uma coisa inusitada. E o mais importante é que foi feito pelo pessoal que vem da periferia. O desfile foi uma forma de resgatar a auto-estima dessas mulheres”, completa Sônia.

As oficinas surgiram dentro do Projeto Sementinha, criado em 2001 para atender a demanda de crianças entre 4 e 6 anos que não conseguiram vagas na rede municipal de ensino. Cerca de 1,9 mil participam do projeto, em 102 turmas, que funcionam nos períodos da manhã ou tarde. “É um trabalho lúdico educacional, onde priorizamos jogos e brincadeiras”, afirma a coordenadora de núcleo do Sementinha Adriana Aparecida de Azevedo Barbosa, 28 anos. As atividades são monitoradas por cerca de 120 educadores comunitários que recebem treinamento contínuo do CPCD (Centro Popular de Cultura de Desenvolvimento). Os materiais didáticos e equipamentos são cedidos pela Prefeitura.

Ela garante que o projeto beneficia quase todos os bairros da cidade. “Depende do lugar, os espaços são montados em garagens, centros comunitários, condomínios, associações, onde tiver disponibilidade”, diz Adriana. Para participar do Projeto Sementinha ou de suas oficinas basta procurar um pontos do programa.

Desfile e venda de acessórios – neste sábado, 19h30. Parque-Escola (rua Anacleto Popote, 46 - Vila Valparaíso). Entrada franca.

Como participar do Projeto Sementinha

Crianças de 4 a 6 anos

- Comparecer ao ponto mais próximo. Informações pelos telefones: 4990-8621 / 6914 / 8863 (ramal 39).

Adultos

- Oficina de Crochê: Igreja São Gerônimo Emiliane (rua dos Vicentinos, 32 - Jardim Santo André)

- Oficina de Fuxico: Gats - Grupo Assistencial Toninho Souto (rua do Shopping, s/n - Jardim Cipestre)

- Oficinas de Cerâmica: Cras - Centro de Referência de Assistência Social (avenida São Paulo, 1.140 - Cidade São Jorge) ou Associação de Moradores e Adjacências do Jardim Santo André (rua dos Dominicanos, s/n - Jardim Santo André)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;