Internacional Titulo
Colonos israelenses querem sitiar o parlamento com manifestações
Da AFP
22/12/2004 | 09:42
Compartilhar notícia


Representantes dos colonos israelenses contrários à retirada da Faixa de Gaza, programada para 2005, e à evacuação das colônias convocaram nesta quarta-feira um cerco ao parlamento com manifestações.

"Convocamos manifestações dia e noite em torno da Knesset (parlamento unicameral) no próximo mês, imitando as da Ucrânia", declarou à rádio pública Bentzi Lieberman, secretário-geral do Conselho das Localidades Judaicas de Judéia-Samaria (Cisjordânia) e Gaza (Yesha).

Ele se referia aos protestos na Ucrânia contra as fraudes eleitorais.

O líder dos colonos afirmou que a população israelense precisa de um "choque elétrico" para deter a retirada.

Os colonos de Gaza planejam uma resistência passiva contra a retirada, prevista para 2005, de acordo com o plano do primeiro-ministro Ariel Sharon.

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira indica que 43% dos colonos se declaram decididos a opor uma "resistência passiva" às forças oficiais, mas que 23% deles não pretendem apresentar resistência.

Apenas 11% dos ouvidos pretendem se opor "fisicamente" à evacuação, enquanto 22% não têm opinião.

As autoridades israelenses temem uma mobilização geral dos colonos, que poderia obstruir a retirada da Faixa de Gaza, e eventuais atos de violência por parte de extremistas.

O Yesha, que representa milhares de colonos ultranacionalistas e religiosos, convocou uma desobediência civil contra a desocupação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;