Economia Titulo
Rodrigues lidera delegação do país no Grupo de Cairns
22/02/2004 | 22:55
Compartilhar notícia


   O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, participa de segunda a quarta-feira de um encontro do Grupo de Cairns, que reunirá 17 países exportadores agrícolas na cidade de San José, na Costa Rica. De acordo com o Ministério da Agricultura, Rodrigues vai liderar uma delegação brasileira ao evento e pretende discutir a aproximação entre os produtores agrícolas e nações em desenvolvimento que integram o G-20.

As conversas devem incluir também uma proposta para a retomada das discussões com a OMC (Organização Mundial do Comércio), frustradas diante da reação negativa das nações industrializadas às propostas de eliminação dos subsídios agrícolas.

‘‘Os interesses entre o Grupo de Cairns e o G-20 são muito convergentes e buscaremos uma aproximação com vistas às negociações da OMC para abertura do mercado de produtos agrícolas’’, afirmou Rodrigues, em um comunicado. ‘‘Queremos um avanço comercial consistente’’, afirmou o ministro.

Apesar de apostar na aproximação entre Cairns e o G-20, Rodrigues acredita que os resultados do encontro podem não ser tão significativos. O motivo seria o acordo comercial fechado recentemente entre a Austrália, um dos principais membros de Cairns, e os Estados Unidos. ‘‘O que ouviremos da Austrália na reunião é muito importante para o futuro do grupo.’’ Rodrigues viajará para a Costa Rica acompanhado de técnicos da área internacional do Ministério da Agricultura e de assessores do Ministério da Relações Exteriores.

Os 17 países que compõem o Grupo de Cairns respondem por cerca de um terço das exportações globais de produtos agrícolas. O nascimento do grupo, em 1986, deu-se com o objetivo de defender os interesses de diversas nações nas práticas comerciais agrícolas internacionais. Entre os integrantes, estão Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Indonésia, Malásia, Nova Zelândia, Paraguai, Filipinas, África do Sul, Tailândia e Uruguai.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;