Internacional Titulo
Oleoduto é incendiado na região de Basra, no Iraque
Da AFP
29/07/2003 | 08:24
Compartilhar notícia


Um oleoduto está em chamas nesta terça-feira a poucos quilômetros ao sudeste de Basra (sul do Iraque). Segundo uma autoridade da South Oil Company (SOC), o incêndio aparentemente foi causado por um ataque.

Uma espessa coluna de fumaça preta saía do oleoduto, utilizado antes e durante a guerra para alimentar de combustível trincheiras cavadas ao redor de Basra pelos partidários do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein e erguer uma cortina de fumaça para se proteger do Exército americano.

Para o chefe da brigada dos bombeiros da SOC, Nasser Shakr, trata-se sem dúvida de um ataque. "Um incêndio deste tipo não acontece de forma natural. Acredito que alguém detonou a explosão", disse.

Um habitante de um bairro próximo ao local do incêndio disse que viu dois homens equipados de um lança-míssil RPG em direção ao oleoduto. Segundo Shakr, o ataque aconteceu às 4h horas locais e o incêndio deve ser dominado ainda nesta terça-feira. Os bombeiros esperavam a chegada do equipamento adequado para permitir o acesso até o local em chamas.

As sabotagens contra instalações de petróleo têm sido freqüentes no Iraque desde a queda do regime de Saddam Hussein.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;