Internacional Titulo
Acnur: 760 mil pessoas fugiram de Kosovo desde março
Por Do Diário do Grande ABC
01/05/1999 | 14:45
Compartilhar notícia


Durante o dia de sexta-feira (30) chegaram à Albânia e à Macedônia 20.300 refugiados de Kosovo, somando um total de 760 mil pessoas que fugiram da regiao desde o início de março de 1998, informou neste sábado, em Genebra, o Alto Comissariado das Naçoes Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Pelo posto fronteiriço de Morina, 12 mil refugiados atravessaram a fronteira albanesa. Este é o maior número desde 17 de abril passado, quando 20 mil pessoas foram registradas neste posto. A maioria é proveniente de Prizen, a 20 km da fronteira e sao, em boa parte, idosos, muitos dos quais com problemas cardiovasculares.

A UNICEF mostra preocupaçao com o número crescente de crianças traumatizadas que chegam da Albânia e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) destacou que cada vez sao em maior número os que chegam sozinhos, após terem perdidos pais e familiares na guerra.

Na Macedônia, 8.300 refugiados atravessaram a fronteira sexta-feira na altura de Blace, Jazince e Lojane. A maioria foi levada aos acampamentos de Cegrane. O Acnur se manifestou preocupado com as conseqüências negativas sobre os refugiados pelo crescente calor na regiao.

Os acampamentos estao sempre superpovoados, o acesso a água potável e serviços sanitários é muito limitado. Sexta-feira, o Acnur lançou um apelo aos países europeus para que aceitem refugiados de Kosovo que estao na Macedônia, e aos europeus que acelerem a partida destes últimos.

A seguir, os números fornecidos pelo Acnur, neste sábado:

ALBANIA: Ao redor de 385.900 refugiados
MACEDONIA: Ao redor de 174.600 refugiados
MONTENEGRO: 62 mil refugiados (nao há recém-chegados)
SÉRVIA: 50 mil (número iugoslavo, nao-confirmado pelo Acnur)
BOSNIA-HERZEGOVINA: 15 mil refugiados de Kosovo O Acnur registrou ainda 20 mil muçulmanos de Sandjak e 10.500 sérvios refugiados na Bósnia-Herzegovina.

Já foram evacuados para 18 países 25.736 refugiados. Eles estao, sobretudo, na Europa, mas também em Israel e Turquia, segundo os últimos números do Acnur.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;