D+ Titulo
Estudante conta como passou em nove vestibulares
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
20/02/2011 | 07:01
Compartilhar notícia


Nove. Esta é a quantidade de vestibulares de Medicina nos quais Marcela Malheiro Santos, 16 anos, de São Paulo, foi aprovada (prestou 13). Entre tantos, ela escolheu a Universidade de São Paulo. "Achei que não fosse passar em nenhuma, por isso, prestei várias. Mesmo minha mãe dizendo que ia dar um jeito de pagar a faculdade, sei que isso faria um buraco no orçamento de casa. Faço questão de fazer universidade pública", conta a estudante, que completa 17 anos na terça (dia 22).

Está enganado quem pensa que Marcela é superdotada ou nerd ao extremo. "Sempre estudei e fiz lição de casa, mas nunca fui fissurada, exagerada." Tanto que dividia seu tempo com a dança enquanto cursava o Fundamental e até o 2º do Ensino Médio. No ano passado, teve de deixar o lado bailarina para trás para se preparar para o vestibular. "Foi muito difícil pra mim, mas precisava me concentrar nos estudos."

Nos cinco primeiros meses, Marcela só ia à escola, comia, dormia e estudava, mais nada. "Foi um esforço tremendo. Até que minha mãe disse que eu não conseguiria fazer as provas de tão fraca que estava. Foi quando resolvi focar naquilo que tinha mais dificuldade", lembra. Passou a treinar redação e tirar as dúvidas dos exercícios durante os horários extras da escola. "Comecei a relaxar um pouco também. Ia ao cinema e saia para jantar de vez em quando."

Até que, finalmente, chegou o momento de fazer as provas. "A da Unicamp foi a mais complicada em relação ao tempo, e a da USP foi a que teve questões que exigiam mais análise. Realmente vestibular não é fácil, requer esforço e força de vontade." Os resultados foram saindo e Marcela foi fazendo as matrículas para não perder a vaga. "Foi engraçado porque ia, fazia a matrícula e quando saia outro resultado, ligava e trancava. Até que saiu a lista da USP e decidi."

Agora ela está na expectativa para o início das aulas (que começam amanhã) e não tem medo de enfrentar uma nova turma. "Todo mundo se esforçou para estar lá. Sei que vou fazer amigos."

 

Dicas - Ficou impressionado com os resultados da Marcela nas provas? A estudante dá dicas:

Inscreva-se como treineiro (Marcela foi aprovada na USP no ano passado) e faça as questões de vestibulares anteriores.

Dedicação é a palavra de ordem.

Preste muita atenção às aulas e pegue dicas com os professores. Revise em casa tudo o que aprendeu.

Leia jornal, livros e fique por dentro de tudo o que está acontecendo no mundo.

Aprimore as técnicas de redação. Bom texto tem grande peso nas provas.

Coma e durma direito. Saúde é tudo.

Não perca o foco nos estudos, mas também não deixe de se divertir. Encontre formas de relaxar o corpo e a mente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;