Cultura & Lazer Titulo
Experiência compartilhada
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
26/07/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Os três projetos com que sempre sonhou a Cia do Nó, de Santo André, estão funcionando simultaneamente, como prova de que ações de fortalecimento cultural geram uma rede de acontecimentos e atraem interessados em arte a fomentar o teatro na região.

Em cartaz com um espetáculo do seu repertório, "Os Vermes", a companhia continua a manter sua escola de teatro e agora recebe um grupo convidado para fazer temporada em seu espaço. No caso, é a Cia 43 de Teatro, de ex-alunos da Fundação das Artes de São Caetano, que apresentam "Teatragem" na sede do grupo andreense.

"O nosso projeto alimenta tanto a nossa pesquisa quanto a pesquisa de grupos que vêm para o nosso espaço. Eles descobrem como nós funcionamos e nós também aprendemos com eles", conta Esdras Domingos, da Cia do Nó, que acrescenta que outro fator importante desse intercâmbio é a troca de público. "Quem vem assistir à peça deles, acaba se interessando pela nossa e vice-versa", completa.

Em contrapartida, o grupo são-caetanense, que tira a montagem das ruas, espaço onde o texto se originou, aprende também a se portar no palco italiano. E a dureza que é a vida do artista de teatro. "Como não tínhamos apoio para levar nossa montagem às ruas, cedemos ao espaço fechado, com bilheteria, que nos possibilita pagar o transporte do cenário e a manutenção do grupo", conta Valdelice Dellis, atriz da Cia 43 de Teatro.

"Na rua, não tinha lugar para ir ao banheiro. Se chovia, saíamos correndo, ou então enfrentávamos um sol escaldante. Me sinto uma estrela em um lugar que tem banheiro e é fechado", acrescenta a atriz.

A PEÇA
Inspirado no universo de Guimarães Rosa misturado com William Shakespeare, "Teatragem" conta sobre grupo de jagunços que é obrigado por um coronel a interpretar a peça "Sonho de Uma Noite de Verão", do dramaturgo inglês.

"É uma mistura de universos opostos. Shakespeare fala da dureza sentimental, das questões existenciais, enquanto Guimarães Rosa fala das mazelas do sertão e do sentimento de medo e solidão nesse espaço. Trazemos essas buscas, que são reflexo da procura do homem em expor e resolver seus problemas, em forma de comédia", conta Valdelice.

OS VERMES
Também em cartaz, o espetáculo da Cia do Nó retrata duas culturas vivendo em um mundo hipotético, sendo que uma delas dominou a outra, mas, um romance entre uma garota de um grupo e um garoto de outro, fazem com que o trabalho de dominação encontre empecilhos.

Os Vermes - Teatro. Sáb., às 20h e dom., às 19h. Até 2 de outubro. Teatragem - Teatro. Dom., às 17h. Até dia 21. Na Cia do Nó - Rua Regente Feijó, 359A, Vila Assunção, Santo André. Tel.: 4436-7789. Ingr.: R$ 20.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;