Palavra do Leitor Titulo Palavra do leitor
Capacidade de reação
Por Do Diário do Grande ABC
23/08/2020 | 10:40
Compartilhar notícia


Em momentos críticos, um dos elementos básicos para a sobrevivência é a capacidade de reinvenção e adaptação a novas condições. O mercado de vendas e financiamento de veículos no Brasil também sofreu os impactos da pandemia, principalmente com as restrições de funcionamento das revendas, o que fez os resultados encolherem bruscamente, especialmente no mês de abril. Mas alguns fatores já nos permitem voltar a olhar com otimismo para os números. 

Muitos revendedores, mesmo com lojas fechadas, souberam olhar ao redor e enxergar na evolução tecnológica a chance de impedir que as vendas fossem zeradas. A adaptação se deu por meio de ferramentas como sites de vendas e até mesmo o WhatsApp, além de novidade que foi a cereja do bolo disso tudo: o delivery de veículos. 

A utilização desses recursos e a gradual reabertura das praças em boa parte do Brasil já produziram efeitos positivos. Os indicadores de financiamento de veículos no País nos permitem acreditar que a recuperação do setor já começou, e de forma muito rápida. E o que precisamos para continuar nessa curva ascendente? Existem alguns pilares importantes: o primeiro é que os bancos e financeiras estão e estiveram o tempo todo ao lado desse mercado. Nunca faltou crédito e as instituições dão mostras de que estão firmes em seu papel nessa retomada. 

Outro pilar é a reabertura gradual dos Estados, fundamental para as praças retomarem suas atividades econômicas, permitindo que os consumidores voltem a se movimentar e a realizar suas compras. É difícil estimar prazos, mas se tudo evoluir bem, talvez em 60 dias o mercado já consiga registrar novamente resultados semelhantes ao do período pré-pandemia. 

Para enxergar o copo meio cheio (e não meio vazio) é preciso ter o cuidado de fazer análise olhando sempre o resultado em relação ao mês anterior, e não comparar com o mesmo período de 2019, quando não havia pandemia. Com o tripé que se baseia em apetite do consumidor, bancos e financeiras oferecendo crédito e o revendedor com estoque, tem-se a combinação perfeita para essa retomada registrada nesses dois últimos meses. 

Sem deixar de destacar ainda que empresas envolvidas na operação de financiamento de veículos também desempenharam nos últimos meses papel fundamental, se adaptando e prestando serviços de forma adequada e inovadora, com uso de toda tecnologia disponível para evitar ainda mais prejuízos em toda cadeia. É desta forma, com otimismo baseado em análises cuidadosas e números positivos, que fica nítido que o mercado já está evoluindo bem no processo de recuperação.

Cristiano Dantas é diretor comercial da empresa Tecnobank.

Os sem-aumento – 1

Em relação à reportagem neste Diário que informa sobre o congelamento de aumento dos salários de políticos em algumas cidades da região (Política, dia 19), já adianto que os parlamentares de Diadema não irão participar dessa ação. Mas se for para renovar a frota de veículos para melhor confortá-los ou adiantar a parcela do 13º salário, ou alguma benfeitoria a familiares e amigos, aí, sim, ‘estão dentro’, podem contar com eles. Aliás, eles seriam os formuladores dessas indecorosas sugestões, estariam à frente dessas propostas. 

Armando Silva Lopes

Diadema

Os sem-aumento – 2

Os políticos de São Caetano, Mauá e de Ribeirão Pires vão ficar sem aumento de salários para os próximos quatro anos, conforme nos informa este querido Diário. Mas e as outras cidades do Grande ABC? Por que ainda não aderiram a essa ideia? Vereadores de Santo André não doaram salários para ajudar no combate à pandemia, empurram com a barriga e nem ao menos votam essa proposta. Será que agora, que seus pares de outras cidades agiram, eles tomam vergonha na cara e se mexem em favor de quem necessita? Aguardemos!

Orlando Smênio Soares

São Bernardo

Ensino a distância

Gostaria que a Secretaria da Educação, da municipalidade diademense, tornasse de domínio público quais são as estratégias que foram estabelecidas para que regidos que não têm internet, computador e impressora possam realizar as atividades propostas para o ensino a distância? Tenho três netos matriculados na rede pública municipal e eu e minha consorte somos professores aposentados. Dia 18, minha filha imprimiu mais de 200 cópias de atividades. Felizmente nossos netos têm a prerrogativa de acesso ao material didático e orientação dos avós. Fico cá a refletir: e os regidos que não têm?

João Paulo de Oliveira

Diadema

Vendido?

Em relação à acusação de eleitora a Alex Manente chamando-o de ‘vendido’ (Política, dia 21), vejo duas saídas ao deputado: ou prova que ela está mentindo, ou estará acabado politicamente. Será imperdoável se a eleitora estiver falando a verdade. 

Lukas Kentall

São Bernardo

Sepultador

Agora está mais do que provado quem foi o grande responsável por sepultar a Linha 18-Bronze do Metrô. As declarações de Jorge Kajuru (Política, dia 30 de setembro), senador por Goiás, em minha opinião são denúncias muito graves. Espero que a Assembleia Legislativa de São Paulo abra CPI para investigar a autenticidade das denúncias. Também espero que Doria tome atitude e demita de uma vez por todas esse mau funcionário, que, em minha opinião, é pessoa que São Paulo não merece e que, inclusive, nem mora na cidade. E peço aos deputados da nossa região para que lutem, por favor, em defesa do Grande ABC, não importando a cor partidária, pois todos são da região. Peço também a este Diário que faça novamente a campanha ‘O Grande ABC quer o Metrô’, que é sistema rápido e eficiente; e não o tal do BRT, que é ultrapassado. A região não suporta mais um corredor de ônibus. Já basta a ‘Metra’, que mal funciona.

Copiniano de Souza

São Bernardo

As cartas para esta seção devem ser encaminhadas pelos Correios (Rua Catequese, 562, bairro Jardim, Santo André, CEP 09090-900) ou por e-mail (palavradoleitor@dgabc.com.br). Necessário que sejam indicados nome e endereço completos e telefone para contato. Não serão publicadas ofensas pessoais. Os assuntos devem versar sobre temas abordados pelo jornal. O Diário se reserva o direito de publicar somente trechos dos textos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;