Política Titulo Proposta
Assembleia se mobiliza para ouvir projeto sobre Linha 18

Deputados da região falam em convidar grupo chinês que quer resgatar monotrilho

Por Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
14/07/2020 | 00:01
Compartilhar notícia
Denis Maciel/Luiz Fernando diz que o ideal é saber da seriedade


A Assembleia Legislativa se mobiliza para convidar e ouvir representantes do grupo chinês BYD, que tem interesse em resgatar a proposta original da Linha 18-Bronze do Metrô, que ligaria via monotrilho o Grande ABC ao sistema metroviário da Capital. Os parlamentares da região declararam que querem entender os pontos necessários para concretizar a obra.

Quem lidera a iniciativa é o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), que tem domicílio eleitoral em São Bernardo e é integrante da comissão de assuntos metropolitanos e municipais. Ele adiantou que deverá conversar com o presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (Cidadania), e recolher mais informações sobre a BYD. Inicialmente, o grupo chinês levou proposta para Maranhão, que repassou ao Palácio dos Bandeirantes.

“Eu quero convidá-los, inclusive para ir até a Assembleia se possível. Precisamos entender o que estão fazendo e que não seja mais uma firula. Quero saber da seriedade e quem eles representam. (O monotrilho) Para o Grande ABC seria fantástico”, afirmou Luiz Fernando.

O deputado também pretende conversar com os parlamentares que representam o Grande ABC para que possam debater o assunto. “Já vou conversar com o (Teonílio) Barba (PT, deputado por São Bernardo), vou tentar falar com o (Coronel) Nishikawa (PSL, deputado por São Bernardo) e o Márcio da Farmácia (Podemos, parlamentar com domicílio eleitoral em Diadema), porque é algo que nos interessa muito”, salientou o petista.

Nishikawa também tem entendimento de que o monotrilho seria a melhor solução para mobilidade no Grande ABC. Segundo o parlamentar, o BRT (sigla em inglês para ônibus de alta velocidade e modal escolhido pelo governador João Doria, do PSDB, para a região) sofreria muito com enchentes, com semáforos e cruzamentos. O deputado também disse ter interesse em debater o projeto do grupo chinês.

“Eu não gosto muito de reuniões virtuais, prefiro encontros presenciais. Creio que no mês que vem as atividades retornam na Assembleia e não custa nada tratar deste assunto com os outros deputados”, avaliou Nishikawa. “O monotrilho é a principal meta dos deputados do Grande ABC”, afirmou.

O Diário revelou na semana passada que o grupo chinês BYD tem intenção de investir no monotrilho que ligaria a região à Capital. Seus representantes têm sustentado que pretendem até injetar valores na compra de maquinário necessário para a construção do empreendimento. A BYD estaria disposta até a adquirir o consórcio Vem ABC, constituído em 2014 como a parte particular da PPP (Parceria Público-Privado) e que exploraria o modal depois de sua construção.

Maranhão levou a demanda para o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, na semana passada. Vinholi, por sua vez, enviou o projeto para análise de viabilidade na Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

Os deputados Thiago Auricchio (PL), Carla Morando (PSDB), Barba e Márcio foram procurados, mas não retornaram aos contatos do Diário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;