Política Titulo
Ministro da Saúde lança campanha sobre riscos do álcool
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
10/08/2007 | 17:35
Compartilhar notícia


A partir deste sábado, emissoras de televisão de todo o país começam a veicular uma campanha publicitária do Ministério da Saúde para conscientizar a sociedade dos riscos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas. São três propagandas que enfocam o uso cada vez maior de álcool entre adolescentes e a relação direta das bebidas alcoólicas com a violência e os acidentes de trânsito.

Ao lançar a campanha no Rio de Janeiro, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que o objetivo não é acabar com o consumo de álcool. “Existem estudos que mostram até que o consumo de vinho, em quantidades moderadas, é benéfico à saúde”, assinalou.

Temporão explicou que a política é de redução de danos. “Ninguém está propondo proibir nada, nem há nenhum viés moralista nessa campanha. É simplesmente chamar atenção da sociedade sobre o risco envolvido no consumo precoce e abusivo.”

O ministro apresentou dados mostrando que o uso prejudicial do álcool é um problema de saúde pública no país. De acordo com esses dados, mais da metade das 35 mil mortes por acidentes de trânsito registradas no país em 2005 tiveram causas ligadas ao abuso de bebida e à embriaguez.

Segundo Temporão, o governo gasta com a internação de cada vítima de acidentes em média até R$ 56 mil. Um estudo do Ipea (Instituto Econômico de Pesquisa Aplicadas) estima que os custos diretos e indiretos com os acidentes de trânsito no país consomem até R$ 20 milhões por ano.

Sobre o uso precoce do álcool, informações do Cebrid (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas)  indicam que, entre 2001 e 2005, cresceu em 12,4% o número de adolescentes na faixa de 12 a 17 anos que já experimentaram ou consomem bebidas alcoólicas.

Um levantamento da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) também revela que cerca de 30% das crianças entrevistadas, com idade entre 10 e 12 anos, têm hábito de consumir bebidas alcoólicas em festas.

Outros estudos também mostram uma “relação direta do álcool com todo tipo de violência como a agressão interpessoal, agressão contra a mulher e outros acidentes”, alertou o ministro.

Temporão informou que a campanha publicitária também será ampliada para outras mídias, entre elas, as rádios, inclusive comunitárias. Segundo ele, o trabalho de conscientização será feito de maneira “transversal”, envolvendo parcerias com os ministérios da Educação, da Cultura e do Esporte.

O Ministério da Saúde considera excessivo o uso de bebidas alcoólicas que ultrapassa o limite de cinco doses por dia. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;