Economia Titulo Debate
Kátia Abreu: Desenvolvimento não pode ser a qualquer preço, a qualquer custo
24/06/2020 | 19:16
Compartilhar notícia
Reprodução/Instagram


A senadora Kátia Abreu (PP-TO) disse nesta quarta-feira (24) em debate sobre desenvolvimento econômico que mesmo os economistas mais liberais, formados na Escola de Chicago, estão revendo conceitos de livre mercado diante de uma desigualdade que se aprofundou em meio a problemas ambientais.

"Hoje, temos problema ambiental com desigualdade aumentando, fazendo prêmios Nobel, economistas de Chicago, reverem seus conceitos de livre mercado, começam a direcionar conceitos para a questão de desigualdade. É um sinal de que coisas boas virão", disse a ex-ministra da Agricultura.

"A natureza não se vinga de ninguém, simplesmente faz sua autodefesa. Desenvolvimento não pode ser a qualquer preço, a qualquer custo", acrescentou a senadora.

Ao dar a sua visão sobre o que é desenvolvimento num painel do Brazil Forum UK, seminário organizado por estudantes no Reino Unido e transmitido pelo Estadão, Kátia Abreu observou que o PIB não é a única métrica de desenvolvimento de um país. "País só pode dizer que é desenvolvido se for país sem fome."

A parlamentar assinalou ainda que o desenvolvimento duradouro, ou sustentável, passa pela preservação da água, do solo e da biodiversidade, ao mesmo tempo em que o agronegócio precisa desenvolver tecnologias para conviver com a alteração climática sem agravá-la.

Ao participar do mesmo seminário, o ex-presidente do BNDES e ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy, atualmente diretor de estratégia econômica do banco Safra, foi na mesma linha de Kátia, ao frisar que o desenvolvimento econômico deve ter como premissa o aproveitamento e preservação da diversidade, em busca de melhor qualidade de vida para a sociedade. "Desenvolvimento tem que abranger todo mundo, sem deixar gente para trás", comentou Levy.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;