Automóveis Titulo Atualizado
A4: quarentão em forma
Por Vagner Aquino
Do Diário do Grande ABC
02/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Internamente batizado de B1, em 1972 nascia a primeira geração do Audi 80 - denominação que mudou para A4 quando o modelo chegou à quinta geração, em 1995.

Além das alterações na carroceria e inclusão de sistemas de segurança, de lá para cá o três-volumes recebeu série de tecnologias que visam o conforto a bordo. Na sétima geração (em 2004), o modelo ficou 35% mais estável graças à diminuição da torção da carroceria.

Estes e outros detalhes alavancaram as vendas do modelo, o mais vendido da Audi no mundo - com mais de dez milhões de unidades comercializadas até hoje, informa a marca.

Ainda na oitava geração, a versão 2013 do A4 chega agora ao mercado brasileiro. Na estética, as mudanças foram sutis, destaque para os faróis, cujo posicionamento e formato de lâmpadas e refletores foram trocados. Luzes de xenon são de série, assim como as luzes diurnas de LEDs - que baixam para 25% de luminosidade quando as setas são acionadas.

Os faróis de neblina abandonaram o formato de canhão, os retrovisores estão ligeiramente maiores e partes como capô e para-choques receberam pequenos retoques.

As mudanças conferiram o aumento de um centímetro tanto no entre-eixos quanto na largura - 2,81 metros e 1,83 metro, respectivamente.

E as novidades não param por aí. Por dentro, o volante foi redesenhado e é possível escolher quatro combinações de cores para bancos, revestimentos de porta e forro de teto.

Por R$ 149,7 mil, a versão de entrada (chamada de Ambiente) vem com rodas de liga leve com 17 polegadas revestidas por pneus 225/50, bancos dianteiros com ajustes elétricos, sensor traseiro, de luz e de chuva, teto solar, freio de estacionamento eletromecânico e air bag duplo, lateral e de cortina.

O único opcional é o MMI Plus (Multi Mídia Interface), com sistema de navegação e comando de voz ativo. De acordo com a marca, todo este aparato ronda os R$ 10 mil.

Sob o capô, nada mudou. Continua em cena o motor 2.0 TFSI turbocompressor com quatro cilindros e injeção direta de gasolina. Para conferir, na prática, como o modelo se comporta, o Diário desceu a Serra (até Cubatão) a bordo da versão Ambiente, que desenvolve 180 cv e torque de 32,6 mkgf entre 1.500 rpm e 3.900 giros.

Com respostas rápidas e fôlego de sobra, fica fácil ultrapassar os 100 km/h (atingidos em 8,2 segundos). Para conter a euforia, melhor usar o controlador de velocidade, acionado através de uma alavanca do lado esquerdo do volante. A 120 km/h, o modelo não passa dos 1.200 rpm.

As trocas do câmbio Multitronic (continuamente variável) são extremamente precisas. É possível optar pela simulação de oito marchas. Num trecho da serra, preferimos as trocas através das borboletas atrás do volante. Pura esportividade!

A nova direção com assistência elétrica (antes hidráulica) rende mais conforto e precisão durante a condução.

Além da recalibragem dos braços da suspensão traseira e dos amortecedores, o A4 2013 ganhou ESP (controle de estabilidade) com diferencial de deslizamento limitado, como já visto no irmão A1. O resultado? Mais segurança em curvas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;